Professora de história explica importância do Dia da Consciência Negra q3g5u

Reflexão começa a partir do questionamento do porquê ter essa data, destaca a educadora. b2m59

Por Giulia Sacchetti Ferreira 2k1v4g

20/11/2024 08h56 - Atualizado em 20/11/2024 09h06 2l2s1n



Data lembra o falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, maior e último líder do Quilombo dos Palmares (Foto: Pexels)

Pela primeira vez, nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, é feriado nacional. A lei que instituiu a data teve como origem uma proposta do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023. O projeto teve como origem uma proposta do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS). 571p1b

Para explicar melhor sobre a data, a psicóloga e professora de história com especialização em gestão e orientação educacional, Daniela Salvi, detalhou ao Oeste Mais alguns pontos importantes sobre o feriado.

“Por que ter essa data? A reflexão começa a partir desse questionamento, pois a palavra consciência é o que bem define esse dia. Ter consciência é perceber e compreender o que acontece ao nosso redor, e por mais que a grande maioria das pessoas afirme que não são preconceituosas, o próprio questionamento do porquê desse dia ser feriado já é uma manifestação de preconceito”, diz.

Historicamente falando, no Brasil, os negros foram submetidos a mais de 350 anos de violência e trabalhos forçados. Atualmente, boa parte da população negra no país, que soma aproximadamente 55%, ainda vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“As desigualdades raciais não terminam aí. É só pesquisarmos dados referentes ao trabalho, renda, educação, violência, moradia, saúde, que a população negra tem os menores índices de oportunidades e os maiores índices de desrespeito e preconceito”, explica a educadora.

Debate dentro das escolas

Nas escolas, desde 2003, conforme a professora, documentos curriculares norteiam o estudo do povo afrodescendente e, em 2011, foi instituída a lei n° 12.519 sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data lembra o falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, que foi o maior e último líder do Quilombo dos Palmares, maior Quilombo da história do Brasil.

“Ao meu entendimento, esse feriado vem reforçar a necessidade de reflexão e debate sobre a desigualdade racial e o racismo estrutural em nosso país. O feriado é um símbolo, mas a verdadeira mudança está em reconhecer os desafios e conquistas da população negra, buscando construir um país mais justo e igualitário”, pontua Daniela.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.