Líder do PL protocola pedido de urgência para projeto da anistia 6v2l6x

Partido reuniu 264 s a favor de levar o tema para o plenário da Câmara Federal. 5321t

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

14/04/2025 16h09 1u6b16



Atos na Praça dos Três Poderes foram cometidos no dia 8 de janeiro de 2023 (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, protocolou na tarde desta segunda-feira, dia 14, o requerimento de urgência para levar ao plenário o projeto da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. O partido reuniu com 264 s a favor de levar o tema para o plenário. 6m336r

“Acabo de protocolar o requerimento de urgência do PL da Anistia com 264 s. Diante da pressão covarde do governo para retirada de apoios, antecipei a estratégia. Agora está registrado e público: ninguém será pego de surpresa. Anistia Já!”, escreveu no X (antigo Twitter).

Sóstenes se refere à articulação do governo contra o PL da Anistia, especialmente após mais da metade de algumas das bancadas que apoiam o governo Lula em o requerimento de urgência do projeto, incluindo deputados federais no União, PP e PSD, partidos que têm ministérios na Esplanada.

Os defensores da anistia alegam que há perseguição política aos réus e denunciados por tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, se reuniram com militantes de outros locais na Esplanada dos Ministérios e avançaram, sem ser impedidos pela Polícia Militar do Distrito Federal, contra os prédios da Praça dos Três Poderes, invadindo as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em nota divulgada em fevereiro deste ano, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) afirmou que “a anistia aos golpistas é um desrespeito à memória de todos aqueles que lutaram pela democracia em nosso país e foram mortos. É fundamental que todos se unam, exigindo que nossos representantes ajam com responsabilidade na proteção dos valores democráticos”, disse a instituição. “Não itiremos anistia! Nosso país precisa caminhar com Memória, Verdade e, sobretudo, Justiça!”, completou.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.