Eclipse solar total de abril não será visto no Brasil 5u6e54

Público pode acompanhar fenômeno através de transmissões ao vivo. 2f453f

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

07/04/2024 17h58 - Atualizado em 08/04/2024 13h16 6m2y2e



Fenômeno poderá ser visto através de transmissões ao vivo (Foto: Divulgação/Nasa)

O eclipse solar total que acontecerá nesta segunda-feira, dia 8 de abril, não poderá ser visto no Brasil. Desta vez, o fenômeno só será visível nos Estados Unidos, no México e no Canadá. No Brasil, o público interessado pode acompanhar através de transmissões ao vivo feitas pela Nasa e Observatório Nacional. 32143t

 Clique aqui para acompanhar 

Quanto tempo vai durar?

O fenômeno de 8 de abril começará às 16 horas (horário de Brasília), na costa do México, e terminará às 17 horas (horário de Brasília), na costa Atlântica do Canadá. O eclipse total tem sua duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano.

A Nasa disponibilizará uma transmissão principal, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado. 

Por fim, outra forma de assistir será acompanhando os lançamentos dos foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. 
Além do mais, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português.

Dia vira noite

Um eclipse solar total é visível quando a Lua a entre o Sol e a Terra bloqueando completamente a face visível do Sol. Para os observadores na Terra que estão localizados no centro da sombra da Lua, a coroa solar fica visível, parte externa do Sol que não pode ser vista normalmente devido ao intenso brilho da estrela.

O Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas está aproximadamente 400 vezes mais distante da Terra do que o satélite natural. Assim, essa coincidência cria o efeito no qual a Lua consegue encobrir completamente a face visível do Sol para um observador terrestre na área do eclipse total.

Com informações da CNN Brasil 6p3f2a


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.