Quem gosta de contemplar fenômenos astronômicos terá uma grande surpresa neste mês. Isso porque desde a noite desta quarta-feira, dia 12, começou a fase da Lua de Neve, um efeito que deve durar uma semana e pode ser observado a olho nu. 1c164c
Embora não seja tão impactante quanto outros fenômenos astronômicos mais populares, como eclipses ou superluas, o evento tem grande significado, especialmente pelo nome, que remete às intensas nevascas no hemisfério norte, típicas do inverno.
Como observar?
Como se trata de uma Lua cheia, ela é ideal para ser vista a olho nu ou por astrônomos amadores. O forte reflexo da luz solar pela Lua cheia torna o ambiente ao redor muito mais iluminado, deixando a noite mais clara.
O brilho intenso da Lua cheia pode ofuscar outros corpos celestes, fazendo dela a protagonista da noite. Usando binóculos, lunetas ou telescópios, é possível enxergar detalhes da superfície lunar, como grandes crateras e mares lunares, as áreas mais escuras da Lua.
Outro momento fascinante das luas cheias acontece ao amanhecer. Nas primeiras horas do dia, a Lua cheia ainda brilha no horizonte oeste, enquanto o sol começa a surgir no Leste. Para quem tem a oportunidade de estar acordado nesse horário, é um verdadeiro espetáculo da natureza.