Ações preventivas são alinhadas em caso de grande volume de chuva em Ponte Serrada 3e6d13

Autoridades falaram sobre áreas de risco de deslizamentos, possibilidades de locais de abrigamento da população e distribuição de lonas 5j3sp

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

05/10/2023 18h46 - Atualizado em 05/10/2023 18h47 721t31



Após o aviso da Defesa Civil sobre a possibilidade do grande volume de chuva que deve atingir a região nos próximos dias, a prefeitura de Ponte Serrada alinhou ações preventivas juntamente com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município, para preparação a população em caso de emergência. 5l38y

“A prevenção é fundamental. Estamos tratando de um fenômeno natural, e caso se confirme não temos como evitar. O que temos que fazer é se organizar para ter uma pronta resposta para as eventualidades que possam acontecer, e esse é o motivo da reunião”, comenta o prefeito Alceu Wrubel (Tibe).

Durante o encontro, as autoridades falaram sobre as áreas de risco de deslizamentos no município, e que estão sendo monitoradas. Além disso, foram tratados temas como as possibilidades de locais de abrigamento e a mobilização de pessoal, além do recebimento e distribuição de lonas para proteção de telhados.

Autoridades estiveram com o prefeito de Ponte Serrada para alinhar ações preventivas (Foto: Divulgação)

O que fazer em uma emergência?

Em caso de emergências ocasionadas por razão de alagamentos ou deslizamentos, a pessoa atingida pode entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone (49) 9 8870-2757; através do 193 com o Corpo de Bombeiros; 191 da Polícia Militar; Secretário de Assistência Social (49) 9 9962-9775 ou Secretário de Transportes e Obras e Secretário de Agricultura (49) 9 9134-4503.

• Se o nível de água estiver subindo, leva a família para um lugar seguro;

• Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Situações pós-temporal

• Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;

• Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;

• Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados;

• Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.