Abelardo Luz foi atingido por “frente de rajada”, informa Defesa Civil 47572h

“Microexplosão” já havia causado danos no município do Oeste no dia anterior. 5p6t5x

Por Jhonatan Coppini 21u1q

22/03/2024 08h43 - Atualizado em 22/03/2024 08h49 2n3n1q



Barracão foi destruído pelos fortes ventos (Foto: Defesa Civil)

A Defesa Civil informou que o fenômeno que atingiu o interior do município de Abelardo Luz na manhã de quinta-feira, dia 21, foi uma “frente de rajada” causada pela agem de uma linha de instabilidade associada a uma frente fria (entenda logo abaixo). 6a4b6y

Um barracão que servia de estábulo para abrigar vacas de leite foi destruído pelos fortes ventos no Assentamento José Maria. De acordo com a Defesa Civil, o local abrigava 51 cabeças de gado ― 12 delas ficaram feridas e uma morreu. Além do pavilhão, os ventos provocaram destelhamentos e queda de árvores.

Ainda na quarta-feira, dia 20, uma microexplosão causou danos no interior de Abelardo Luz. O temporal derrubou árvores de grande porte em uma propriedade na Linha Santo Antônio e danificou completamente um aviário. Câmeras de segurança internas registraram o momento da agem do fenômeno.

Frente de rajada

É um fenômeno meteorológico que ocorre na borda de uma nuvem de tempestade, indicando o limite entre o ar frio e descendente da nuvem (fluxo de saída) e o ar quente e ascendente do ambiente (fluxo de entrada). Os ventos que caracterizam esse fenômeno podem ultraar 100 km/h.

Imagem mostra formação do fenômeno que atingiu Abelardo Luz (Foto: Reprodução/Tempo Online)

Danos na região

temporal desta quinta-feira também causou estragos em outros municípios da região Oeste. De acordo com a Defesa Civil da Regional de Xanxerê, 11 edificações e pelos menos 22 pessoas foram afetadas de forma direta em Abelardo Luz, Ouro Verde, Ipuaçu, Xanxerê e Xaxim. Também houve registro de quedas de árvores nos municípios de Abelardo Luz, Galvão, Ipuaçu, São Domingos e Xanxerê.

Em Chapecó, segundo a Defesa Civil, árvores de grande porte caíram em cima de veículos e casas também ficaram destelhadas. A estrutura da sacada de um prédio também apresentou danos e precisou ser isolada por risco de queda.

Mais de 9 mil unidades ficaram sem energia elétrica em Abelardo Luz, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, os Maia, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.