As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias afetaram ao menos 24 municípios, segundo balanço atualizado pelo governo do estado até o final de domingo, dia 19. 1w31o
Oito cidades decretaram situação de emergência ― o de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul. Ao todo, mais de 900 pessoas foram afetadas.
PREVISÃO DO TEMPO: Semana começa com tempo firme e termina com chuva e frio
As chuvas no final de semana deixaram 117 desalojados e 654 desabrigados, sendo 483 só em Rio do Sul. O município teve vários bairros alagados.
Os maiores acumulados ficaram em 73.7 mm em Witmarsum, 68.8 mm em Rio do Sul, 65.8 mm em Lontras e 64.6 mm em São Bento do Sul.
Ainda entre os dias 11 e 13 de maio, 154 pessoas foram desalojadas em São João do Sul. Já neste final de semana foram 117 desalojados e 645 moradores desabrigados em Blumenau, Presidente Getúlio, Taió, Pouso Redondo, São João Batista, Lontras, Rio do Sul e Agronômica.
SITUAÇÃO EM CADA MUNICÍPIO
Rio do Sul: Alagamentos pontuais pelo município, seis abrigos foram abertos com aproximadamente 135 famílias, contabilizando 483 pessoas. Há informações de transbordamento de ribeirão nos bairros: Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Houve uma queda de muro no bairro Barragem, colocando uma residência em risco. O Loteamento Luiz Bianchet está com 1,5m de água, algumas ruas do bairro Canoas estão com alagamentos, o túnel de o ao bairro Fundo Canoas está interrompido.
São João do Sul: Desalojados: 154 pessoas. Comunidades isoladas: Barrinha, Sanga Danta, Campestre. Pessoas isoladas: 78. Vias interditadas: 4. O município continua em alerta pois há pessoas desalojadas com água dentro das casas. A maioria das pessoas é da comunidade de Barrinha, que está afetada pela elevação da Lagoa do Sombrio.
São Joaquim: Deslizamento de terra ocasionou uma rachadura no asfalto. Localidade de Serrinha, na SC-390, km 379, entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra, parcialmente interditada, ando apenas veículos leves.
Jaguaruna: Há relatos de muitos buracos nas rodovias, com pontos de alagamento em algumas localidades.
Lontras: Considerando os elevados volumes de chuva, foram abertos dois abrigos com 41 pessoas, a SC-110 está interrompida no o a Presidente Nereu.
Laurentino: Considerando os elevados volumes de chuvas foi aberto um abrigo com 8 famílias.
Agronômica: Aberto abrigo (ainda sem número de famílias).
Rio do Oeste: Aberto abrigo (ainda sem número de famílias).
Taió: Registro de um abrigo aberto com 32 desabrigados. O município registra 35 pessoas desalojadas.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo