Santa Catarina enfrenta episódios de chuva intensa em quase todo estado neste sábado, dia 7. Os registros são de alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões. 385o1
Nas primeiras horas da manhã, o município de Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, mas sem registro de vítimas.
O município de ville também registrou enxurrada, com muitos bairros alagados. A chuva intensa interrompeu a circulação de ônibus e até adiou a prova de um vestibular no município. Conforme a Defesa Civil, foram registrados 120 milímetros de chuva nas últimas horas em toda a região.
Municípios como Xanxerê e Dionísio Cerqueira também enfrentaram alagamentos pontuais. A Defesa Civil informou que Xanxerê teve 79 milímetros de chuva em um intervalo de 16 horas.
O coordenador regional da Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, traz um apanhado sobre as consequências das chuvas registradas durante a manhã de sábado nos municípios da região (assista abaixo).
A instabilidade meteorológica é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira, dia 9, com riscos elevados para deslizamentos e alagamentos em diversas áreas.
De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil estadual, os acumulados de chuva devem variar entre 200 mm e 250 mm nas regiões mais afetadas, como Extremo-Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, o que representa um risco alto para deslizamentos e inundações. Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60 mm e 80 mm, com picos pontuais de até 100 mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos.
As chuvas devem continuar ao longo do sábado, com períodos de maior intensidade, e somente a partir de terça-feira, dia 10, é esperado um alívio nas condições climáticas, com a dissipação gradual da precipitação.
A Defesa Civil estadual reforça o alerta à população para que evite áreas alagadas, encostas e locais próximos a rios. Qualquer sinal de trincas no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e rachaduras, deve ser imediatamente comunicado às autoridades locais. Em caso de emergência, a população pode acionar o 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, além de acompanhar as atualizações em tempo real pelos canais oficiais da Defesa Civil.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo