O boletim mais recente da Defesa Civil de Santa Catarina, divulgado na noite deste sábado, dia 7, aponta ocorrências em pelo menos 22 municípios em razão das chuvas intensas que atingem o estado desde a noite de sexta-feira, dia 6. Araquari, no Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência. 70641x
Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, mais de 1,3 mil pessoas já foram afetadas pelas precipitações. “Estamos realizando monitoramentos contínuos e coordenando as ações de resgates e ajuda humanitária. A prioridade é assegurar que todos os afetados recebam o e necessário com a maior rapidez possível”, afirma o secretário Fabiano de Souza.
A Defesa Civil também divulgou uma lista com os municípios que registraram os maiores volumes de chuva em um intervalo de até 48 horas. Na liderança estão duas cidades do Oeste catarinense: Dionísio Cerqueira e Lindóia do Sul, com acumulados de 186,4 e 138,6, respectivamente (veja a tabela abaixo).
Ocorrências relatadas pela Defesa Civil até as 20 horas de sábado, dia 7:
A Defesa Civil continua monitorando as condições climáticas e alertando a população sobre áreas de risco. A previsão indica que, embora as chuvas diminuam em algumas regiões a partir de segunda-feira, dia 9, a situação continua crítica, com a possibilidade de mais chuvas intensas, especialmente nas áreas próximas ao Paraná. A Defesa Civil recomenda que a população permaneça atenta aos alertas e evite áreas de risco.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste