A segunda-feira, dia 9, começou com tempo nublado e chuvoso em grande parte de Santa Catarina, situação que deve predominar ao longo do dia, segundo a previsão elaborada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e a Epagri/Ciram. 4u1o6w
A chuva deve ter intensidade pontualmente moderada a forte, principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, em especial no Extremo-Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí.
Ainda são esperados, em média, volumes entre 50 mm e 80 mm, com pontuais entre 100 mm e 150 mm, segundo a Defesa Civil.
Na área entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 40 e 60 mm, com pontuais em torno de 80 mm.
Com a continuidade das chuvas, o risco segue alto para ocorrências de enxurradas e alagamentos em todas as regiões destacadas, além de inundações graduais nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte e Planalto Norte.
Monitoramento hidrológico
Na região Meio-Oeste, os rios da bacia hidrográfica do Rio do Peixe apresentaram elevação ao longo do sábado, atingindo níveis de atenção. Com a diminuição das chuvas, a tendência é que esses rios apresentem declínio, voltando a níveis de normalidade nesse início de semana.
O mesmo foi verificado nas bacias das regiões do Extremo-Oeste e Oeste catarinense, onde ocorreram elevações nos níveis dos rios, causando extravasamento em alguns pontos. Os rios se encontram em declínio na maior parte dos locais verificados, mas não se descartam novas elevações, principalmente em bacias menores, devido à continuidade das chuvas.
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo