O calor intenso pode afetar a produtividade e a qualidade do leite produzido pelas vacas. Para evitar isso, a Epagri disponibiliza no portal Agroconnect o monitoramento do índice de estresse calórico em Santa Catarina. O indicador calcula o estresse térmico dos animais pela equação ITU, que leva em consideração a temperatura do ambiente e a umidade relativa do ar. 5w1q43
Atentas a esse índice, as famílias pecuaristas de Santa Catarina podem adotar medidas para diminuir o estresse nos animais e, consequentemente, as perdas na produção e qualidade do leite.
No Agroconnect, o produtor deve selecionar a opção bovinos. Com isso, será exibido um mapa de Santa Catarina, com a marcação das estações que disponibilizam a informação de estresse térmico. As estações são identificadas por cores que sinalizam o índice calculado para cada uma, variando do nulo (verde) até o muito alto (vermelho).
Ao ar o mouse sobre a estação, o usuário vai saber o valor exato do índice de estresse térmico calculado para a hora anterior. Com a informação, ele pode tomar medidas que reduzam o desconforto térmico das vacas, como mantê-las em áreas sombreadas, oferecer água em abundância e manter ventilação mecânica na sala de ordenha.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo