O estado de Santa Catarina encerrou, no fim da tarde deste domingo, dia 18, o maior exercício de preparação para desastres já realizado no Brasil. O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pelo governo catarinense através da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), mobilizou cerca de 260 mil pessoas em 256 municípios, marcando uma experiência inédita em articulação, abrangência e capacidade de mobilização. 1k3d1y
Desde o início da manhã, SC operou em modo de resposta plena, com o objetivo de testar protocolos, reforçar a prontidão das equipes e integrar esforços entre municípios e estado. O marco inicial do simulado foi o envio de um Cell Broadcast às 9h15, uma mensagem de emergência que chegou a todos os celulares do estado ao mesmo tempo, ação inédita no Brasil e que oficializou o início da operação.
Ao longo do dia, foram simulados diversos cenários críticos com base nos principais riscos identificados em Santa Catarina, como deslizamentos de terra, enchentes e enxurradas com evacuação de comunidades, queda de barreiras em rodovias, isolamento de localidades, interrupções no fornecimento de energia elétrica, rompimentos fictícios de barragens, além da abertura e operação de abrigos temporários, cadastramento de famílias afetadas e distribuição de itens de ajuda humanitária. Os eventos foram simulados em tempo real, com deslocamento de equipes, acionamento de estruturas municipais e decisões estratégicas do governo.
Em Xanxerê, o bairro Santos Dias foi cenário de uma simulação de deslizamento de terra. À tarde, a operação aconteceu na empresa BTA Aditivos, com simulação de acidente com produtos químicos. O prefeito Oscar Martarello acompanhou as ações ao lado dos secretários, que contribuíram com os procedimentos de evacuação, acolhimento e assistência humanitária aos simulados.
“Esperamos nunca precisar utilizar nosso Plano de Contingência, mas precisamos estar preparados para dar uma rápida resposta caso seja necessário para acolher e abrigar nossa população com segurança”, destacou Martarello.
O coordenador da Defesa Civil de Xanxerê, Ronaldo Luzzi, agradeceu a participação de todos os envolvidos e destacou a importância do simulado. “Encerramos nosso simulado com números expressivos, mostrando a relevância deste treinamento. Foi uma grande mobilização que contou com a presença ativa das instituições estaduais, municipais e, principalmente, da comunidade xanxerense. Este é um exercício fundamental para que a população e todas as instituições saibam como agir no caso de um desastre real.”
Foram realizadas reuniões setoriais, regionais e mesorregionais para avaliação dos impactos simulados e identificação das áreas que demandariam maior atenção em um cenário real. Durante o dia foram realizadas duas reuniões do Comando Unificado, liderada pelo Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, com os representantes do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e o staff técnico da Secretaria.
Os dados oficiais enviados pelos municípios participantes serão consolidados pela equipe técnica da SPDC e apresentados oficialmente no próximo dia 22 de junho. O documento vai reunir os aprendizados, as boas práticas identificadas e os pontos a serem aprimorados nos planos de contingência estaduais e municipais.
Próxima edição
Com o sucesso da operação, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou a realização da segunda edição do Simulado Geral de Gestão de Desastres, agendada para o dia 17 de maio de 2026. A expectativa é ampliar ainda mais a participação dos municípios e manter o exercício como referência nacional em preparação para desastres.