Um temporal que atingiu o município de São Miguel do Oeste, na região no Extremo-Oeste catarinense, na madrugada desta quinta-feira, dia 22, causou destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e danos na rede elétrica. 484f5o
Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva volumosa associada aos ventos fortes com granizo mobilizou as equipes das 2h30 até por volta das 7h45.
Foram atendidas quatro ocorrências relacionadas a alagamento e salvamento de pessoas; 14 ocorrências relacionadas a corte de árvores com desobstrução da via e 39 entregas de lona, totalizando 2,5 mil m².
Ainda de acordo com os bombeiros, cerca de 22 pessoas, entre bombeiros militares e comunitários, além de cinco viaturas.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Wuillian Lanza, cerca de 100 residências tiveram danos na área urbana. “Estamos com nossas equipes desde a madrugada atendendo as ocorrências e prestando apoio às famílias afetadas. A situação é bastante crítica em alguns pontos”, afirmou.
O temporal também causou danos em prédios públicos. O telhado da Secretaria Municipal de Assistência Social foi totalmente arrancado e arremessado em um ginásio que fica ao lado, comprometendo parte da estrutura. Na área da Educação, cinco unidades de ensino tiveram aulas canceladas devido a danos estruturais ou queda de energia, afetando o atendimento de mais de 900 crianças e estudantes.
Na saúde, algumas unidades básicas também foram afetadas, segundo a prefeitura, principalmente por alagamentos e falta de energia elétrica. "O atendimento em determinadas UBSs está comprometido. A orientação do setor é que, em caso de necessidade, a população procure diretamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)", diz um trecho da publicação feita pela istração. A previsão é de que a energia seja restabelecida em breve, normalizando o funcionamento dos serviços.
Previsão
De acordo com a Defesa Civil, a agem de uma frente fria mantém o tempo chuvoso em Santa Catarina nesta quinta-feira, em especial nas áreas ao Norte do estado. Apesar da manutenção da chuva, o risco de ocorrências é menor em relação ao dia anterior. As temperaturas diminuem e as mínimas devem ficar próximas de 5°C na Serra e 20°C no Extremo-Oeste.