Há uma crença difundida de que comer à noite contribui significativamente para o ganho de peso. No entanto, o que realmente importa é o total de calorias consumidas em relação ao gasto energético e a distribuição delas ao longo do dia. 531t38
Nosso organismo não é como um banco, onde o dinheiro entra e sai ao longo do dia e no final faz a conta do que sobrou ou faltou. No corpo, a conta vai acontecendo a cada refeição, portanto conforme vamos consumindo nosso organismo vai gastando ou guardando, o que explica porque uma pessoa que faz a 4 a 6 refeições por dia e outra que come apenas 1 ou 2 vezes, com o mesmo consumo de calorias, a primeira mantém o peso e a segunda possivelmente vai engordar.
Comer à noite pode ser um problema para algumas pessoas, especialmente se resultar em comer em excesso ou escolher alimentos pouco saudáveis. Isso geralmente está relacionado a hábitos alimentares inadequados ao longo do dia, rotina cheia de compromissos sem reservar tempo para a alimentação, onde muitas vezes come pouco ou alimentos não nutritivos, sendo a noite o horário que “tem tempo” e pode preparar e degustar uma refeição, resultando assim em exageros, o que leva a desconforto após comer, sensação de estômago pesado.
Além disso, a qualidade do sono também pode ser afetada pela ingestão de alimentos pesados ou ricos em gordura antes de dormir, o que pode prejudicar o descanso e o metabolismo. Portanto, ao planejar suas refeições noturnas, leve em consideração não apenas o aspecto calórico, mas também como esses alimentos podem afetar sua qualidade de sono e bem-estar geral.
Outro fator importante são os desequilíbrios emocionais que levam ao chamado “comer emocional”, mastigar para compensar algum sentimento com o qual não está conseguindo lidar adequadamente. É importante cultivar uma relação saudável com a comida e aprender a reconhecer os sinais de fome e saciedade, independentemente do horário.
Procure fazer sua refeição da noite pelo menos 2 horas antes do horário de dormir.
O famoso café com pão e chimia fica longe de ser a melhor combinação para este horário! Opte por alimentos nutritivos, uma combinação parecida com o almoço - folhas, legumes, proteína e carboidrato - em menores quantidades é uma ótima combinação para esta refeição! O importante aqui é ter fibras e proteína de boa qualidade nesta refeição!
E não esqueça: coma devagar e mastigue bem os alimentos, sua digestão e sono agradecem.
Quer melhorar sua relação com a comida? Nutricionista especializada em emagrecimento. Há mais de 12 anos ensinando a perder peso com energia e disposição, sem deixar de comer o que gosta.
O segredo de ser saudável: saiba como adotar práticas simples