Dei um Google essa semana na palavra "cadeira" e, como era de se esperar, as manchetes do topo trouxeram o acontecido no debate dos possíveis futuros prefeitos da cidade de São Paulo. O que aconteceu nessa ocasião a maioria já sabe, por isso não vou me ater a esse fato em questão, e sim em todo o alvoroço gerado na internet após esse fatídico dia. 2n222s
As cenas da cadeirada recebida por Pablo Marçal, intencionada por Datena, ganharam a cena de diversos feeds de redes sociais, além é claro, de espaço na pauta do café de intervalo das empresas. Dentre os usos oportunos dessa desagradável situação, algumas marcas obtiveram resultados positivos, como é o exemplo da empresa que produz Funko Pop (os bonecos de vinil colecionáveis, que representam personagens da cultura pop).
Essa semana eu ouvi de tudo, desde o pessoal de RH brincando que ia parafusar as cadeiras no chão até as empresas que produzem cadeiras anunciando no Mercado Livre cadeiras parecidas com as do debate, com um preço hiper faturado. Se eles conseguem vender tudo isso? Sim, sempre tem alguém que compra, muitas vezes mais pelo contexto do que pela necessidade de ter um item - aparentemente, normal.
Que as eleições ainda terão muito mais capítulos, isso nós sabemos. O que não sabemos ainda é qual o próximo item que vai tomar conta dos memes e piadas da internet. Apesar disso tudo, algo é certo: dependendo do posicionamento da marca, é possível, sim, surfar na trend do momento sem queimar a sua imagem. Mas, reforço: dependendo do posicionamento da marca. Por isso, estar atento ao que acontece e tem sido falado, ao que está em alta, favorece as marcas que querem - estrategicamente - angariar mais seguidores ou engajamento para seus conteúdos.
Todavia, ressalto: isso não é de maneira alguma um incentivo à violência nitidamente vista no debate. Isso é apenas uma análise de uma semana atípica na qual, por onde ei, o assunto cadeira estava em voga.
Desejo um ótimo dia!
Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung
Como tomar um café da manhã todo dia com seu potencial cliente?