Ter etiqueta e ser elegante é... saber segurar uma taça de espumante 405e56


Por Cris Salvi 571f2

22/10/2024 17h15 6h5u6g



Sim, porque esse simples gesto pode significar muita coisa. Saber segurar uma taça a elegância, mas também confiança. Você pode convencer alguém pelo simples fato de saber segurar uma taça na mão! 716a3m

Quando você não sabe o que fazer com a taça, de espumante ou de vinho, você já começa a se atrapalhar, deixa de ouvir o que a outra pessoa está dizendo para prestar atenção na taça, olhando como os outros estão segurando, cuidando para não derramar a bebida, enfim. São vários detalhes que podem ser resolvidos de forma simples, se você souber como segurar.

Regra de etiqueta valiosa: você deve segurar a taça sempre pela haste e nunca pelo bojo (veja no desenho abaixo). A haste a essa sensação de delicadeza, de elegância e, o mais importante de tudo, não aquece a bebida. Além disso, se você segurar a taça pelo bojo, ela vai ficar com a marca dos seus dedos, e isso não é nada elegante.



Outra regra bem importante é a quantidade de bebida. Você pode servir uma medida de até 3 dedos da taça, mais do que isso fica deselegante e a bebida acaba esquentando rápido. Melhor servir mais vezes, mas em menor quantidade.

Quando você conhece essas regras, você consegue transitar em lugares com mais confiança, consegue participar de um jantar de negócios com mais convicção sobre aquilo que irá falar, fazendo um networking verdadeiro e de muita conexão, o que irá gerar excelentes oportunidades de negócios.

Existem outras regras bem importantes para as taças, por exemplo, qual é a certa para cada tipo de bebida, quantas delas podem, e devem, estar à mesa, como segurar uma taça quando você não está sentado à mesa... Mas tudo isso, eu conto com mais detalhes no meu curso de Etiqueta à Mesa!



Cris Salvi 3w1x2j

@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.