Atender o cliente é mais do que uma obrigação r132u


Por Cris Salvi 571f2

01/04/2025 18h01 6l395g



Você sabe por que você precisa atender o cliente com dedicação, cuidado e, como fala a famosa frase, “com todo tempo do mundo”? Porque ele deve ser o centro da sua atenção. 5v615h

Você não está fazendo um favor ao seu cliente. É dele que vem o dinheiro para manter seu comércio, pagar suas contas, fazer viagens. Por isso, seja online ou ao vivo, ele é prioridade. É claro que o cliente que está na sua frente precisa ser atendido primeiro do que aquele que está ao telefone ou enviou mensagens via WhatsApp. Mas já escrevi sobre isso em outro momento. Por isso, hoje, vou falar sobre como é essencial fazer este atendimento, de acordo com a etiqueta.

Quando o cliente diz, “Preciso de algo para presentear, mas não sei ainda o que”, você sabe que este atendimento vai demorar um pouco mais e que você terá que mostrar várias opções. Nada de preguiça neste momento ou de pensar na bagunça que a loja ficará depois. Seu papel é, claro, perguntar para quem é, homem ou mulher, idade, isso já ajuda a filtrar um pouco. Mas, a partir disso, é preciso ir mostrando as possibilidades, entender qual a necessidade do cliente e atender da melhor forma.

Da mesma maneira, se alguém lhe mandar mensagem no WhatsApp perguntando sobre alguma peça que viu na promoção da sua loja, mas esta peça não tem mais, você não deve escrever apenas “Essa acabou”, e encerrar o assunto. O ideal é que você diga “Já vendemos todas deste modelo, mas vou enviar fotos de outros parecidos e com a sua numeração, pode ser”? A cliente pode até dizer que não, ou ver as opções e não gostar delas. Mas ela irá sentir-se acolhida, que você está realmente preocupada em atender com excelência, indiferente se ela irá comprar ou não.

Este é o atendimento que irá conectar seu cliente, que irá despertar o interesse dele pela sua marca. Como disse, talvez ele não finalize esta compra, mas com certeza voltará.

Se você apenas disser que não tem mais, e finalizar a conversa, corre grande risco de perder um cliente. E outros, porque este irá falar sobre o assunto com amigos, parentes. Mas lembre-se! Este atendimento deve ser feito com dedicação, com respeito, com propósito de atender bem e com excelência. Não fiquem pensando na venda. Porque o cliente irá sentir isso em você!

Quer saber mais dicas de atendimento com excelência? Tenho um curso incrível sobre este tema, dentro da Etiqueta Corporativa. Aguardo você e toda a sua equipe!

Cris Salvi 3w1x2j

@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.