Aprendizados do Web Summit Rio 2c2t6t


Por Helen Jung 4y431h

08/05/2025 17h12 2v5r6c



Um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, que reúne pessoas que amam inovação e temas relacionados, aconteceu no Rio recentemente. No Web Summit Rio, entre os diversos assuntos abordados, teve alguns que me chamaram a atenção, de forma especial. 2b6y6h

O primeiro foi perceber que inteligência artificial já não é mais novidade. Todavia, ainda há um longo caminho até ela ser algo "comum", ainda mais pelo avanço diário com que ela está evoluindo. Neste contexto, algumas empresas têm se perdido na corrida acelerada de implantar tecnologias e processos de inovação. De tanto acelerar, deixaram cair na estrada o lado humano, o entendimento de que ainda falam com seres humanos.

E aqui vem o primeiro insight: um recurso escasso é a confiança. Quem conseguir oferecer isso ao cliente, além de honrar a palavra, sai na frente. Conforme a tecnologia aumenta, as dúvidas das pessoas se ampliam. Para sanar isso, só um bom e bem-planejado posicionamento de marca que busque fortalecer a confiança.

Aqui entra um ponto importante que também foi abordado na conferência: a relevância do jornalismo sério. Em meio a tantas fontes de notícias, diversas delas cheias de fake news, atuar oferecendo conteúdos que carregam a verdade é o novo luxo do momento.

Credibilidade é a chave que abre portas e fecha negócios. Ou seja, cuidar da reputação da marca é crucial para se manter relevante na mente do consumidor e se manter considerável pelo bolso do mesmo. E o melhor: não ser descartado por um deslize.



Os diferenciais em uma estratégia de negócio são verdade e consistência. Não dá mais para prometer e não cumprir, nem mesmo brincar de ser empresa. Os clientes estão cada dia mais exigentes e, se bobear, o concorrente vem e toma seu lugar sem pedir licença.

Outro tema interessante falado no Web Summit é o fortalecimento de comunidades. Desde a época do Orkut isso acontecia e o ser humano sempre teve esse desejo por "pertencer". Dito isso, segmentar o seu público simplesmente por renda, localização, faixa etária, escolaridade e gênero não é o suficiente. É preciso entender quais os comportamentos, o seu histórico de compra, estilo de vida, valores, interesses e outras tantas coisas.

Fazer marketing não é mais tão linear assim e é preciso usar a inteligência para furar a bolha dessas comunidades e fazer parte, sem invadir. Pertencer ao radar do cliente sem atrapalhar. Aliás, pare de interromper o dia a dia dos seus clientes. Não é a primeira vez que bato nessa tecla do teclado que embala todo o conjunto de estratégias de marketing.

Seja participante do cotidiano, por meio de conteúdos que atraiam, sejam criativos e conectem com os gostos e interesses do consumidor. Só assim você terá a tão esperada e desejada atenção genuína.

Aqui no Portal Oeste Mais temos a atenção de mais de 100 mil leitores mensais, espalhados por todo o estado. Os nossos espaços de mídias não invadem ou atrapalham a leitura do pessoal que a o portal. Bem pelo contrário, os banners comunicam e além disso vendem.

Quer saber como? Confira o depoimento do anunciante Junior Mognol da Marker, que o investimento semestral no portal se pagou com apenas uma venda realizada por meio de um de nossos anúncios.

Aqui a credibilidade anda lado a lado com os resultados.

Helen Jung 4v3p2g

Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung

  @helendjung


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.