E se eu te disser que as decisões que você toma, na maior parte do tempo, são emocionais? A gente pensa que é racional, porém muito do que escolhemos vem da nossa emoção. 466p6e
Em meus estudos em Neuromarketing, um conjunto de dados me chamou a atenção. Em cada decisão que tomamos, seja comprar um presente, escolher com que roupa vamos sair ou para que lugar vamos viajar, o fator racional tem apenas 15% de peso. Já, em contrapartida, o fator emocional chega a 85% de uma avalanche de emoções.
Esses dados não dizem, naturalmente, somente a respeito de nós, mas inclusive dos nossos clientes e seu modo de pensar. A resposta do meu professor sobre como devo agir tomando por base esses novos dados foi: os seres humanos basicamente agem ou para aliviar uma dor ou para alcançar um prazer.
Então, empresário, ao anunciar aqui no Portal Oeste Mais (eu espero que você já esteja anunciando por aqui), lembre-se de trazer mais do que características técnicas do produto ou serviço. Lembre-se de se conectar com a emoção do seu cliente. Vamos a um exemplo: se você vende imóveis, anuncie os benefícios de se morar neste local. Conecte-se com o alcançar o prazer de ter uma casa própria, com o alívio da dor que é pagar aluguel, etc.
Sim, também é importante que os dados técnicos da casa estejam claros, e essa é a palavra em questão: clareza. Falar de forma direta (no sentido de não ficar enrolando na comunicação) facilita para o seu cliente na hora de decidir. Não dê trabalho a ele, facilite, diminua ao máximo o trajeto com que ele precisa fazer para conectar com você. Um exemplo é a facilidade com que os banners daqui do Portal conectam diretamente para o WhatsApp da empresa anunciante.
Nada de oferecer diversas opções para ele, há uma tendência enorme de ele "travar" e não escolher nenhuma das opções. Leve de 2 a 3 sugestões e permita que ele tenha o tempo de decisão. Pressionar pode elevar a irritação e isso também não é nada bom para quem deseja vender mais.
Olhar para as dores e amores do seu público-alvo fará com que seus anúncios convertam mais. Ter o jogo de cintura para entender o momento ideal para falar, também.
O nosso cérebro, como muito bem ressaltado pelo meu professor, não capta todas as informações recebidas no dia inteiro. Por isso, nada de ficar entulhando a mente do cliente com conteúdos irrelevantes para ele. Sim, para ele. Muitas empresas anunciantes pensam que é preciso falar muito sobre si para que o cliente o escolha, porém, o ideal é que você olhe para quais são as reais necessidades e, com base nisso, busque solucionar elas com seus produtos ou serviços.
Se você falar de banana para cachorro, a conversão será baixa. Agora, experimente falar de banana pra macaco. A conversão é imediata. E, claro, isso não é sobre banana e nem sobre o reino animal.
Não perde mais tempo, utilize-se da facilidade dos banners do Portal Oeste Mais e anuncie com clareza e intenção para ter bons resultados.
Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung
Como tomar um café da manhã todo dia com seu potencial cliente?