Qual mesa você escolhe sentar-se ao redor? k6m1w


Por Cris Salvi 571f2

27/05/2025 17h11 4i4b3



Esta é a última semana da Mostra Decorare, Edição Chapecó. O evento abre suas portas, de sexta a domingo (é bom confirmar os dias e horários desta última semana do evento), para os visitantes, amantes de decoração! Fiz o eio pela mostra (porque não considero uma visitação, mas sim um eio) e pude visitar vários ambientes, mas me atenho às cozinhas, os quais são os ambientes em que eu mais me conecto em uma casa.  São várias ideias de cozinhas ou salas de jantar. Às vezes, os dois ambientes juntos, integrados com muitos elementos decorativos. Tem muita ideia linda, muitos detalhes, principalmente de materiais naturais, já que o tema da Mostra é “Casas Brasileiras”! 595271

A gente já falou muito aqui sobre a importância de criarmos essa conexão ao redor da mesa, durante um café de negócios. Ou comemorar grandes eventos, ou pequenas datas, com jantares. Enfim, para mim, a cozinha é o melhor lugar da casa. É onde a mágica acontece!

As cozinhas da Decorare Chapecó trazem muita referência ao Brasil, à diversidade que temos na natureza, como cores, texturas. Vi uma cozinha com decoração de areia e conchas, onde o restante do ambiente trazia referência ao mar, às suas ondas. Não vou entrar em detalhes para deixar as surpresas para quem for visitar a mostra. Outra cozinha com detalhes em barro e capim-dos-pampas, com destaque na cabeceira de um banco encostado na parede! Outra cozinha ainda traz a mistura de pedras cimentadas com laminado amadeirado.



Todos esses detalhes não se limitam apenas ao chão. Muitos deles seguem nas paredes e teto. A iluminação complementa toda essa atmosfera aconchegante das cozinhas. E, entre todas as cozinhas que visitei, a que ganhou o meu coração foi a cozinha da querida Priscila Miotto, que criou o “Espaço Herança”. Uma cozinha típica do Sul do Brasil, que abraça nossa alma com tantos detalhes que remetem às famílias italianas de nossa Região. São muitos detalhes que, novamente, não vão estragar a surpresa para quem ainda pretende visitar a mostra.

Em cada pedacinho dessa cozinha, a Priscila colocou um detalhe que encanta. Móveis e eletrodomésticos que conversam entre si. E, ao centro, uma mesa de tirar o fôlego, com os detalhes de peças para um jantar tipicamente italiano. Com toda certeza, ninguém que fosse jantar ali, iria pedir a senha do wifi da casa, porque não há necessidade de usar o celular. Nem mesmo uma televisão, porque olhar os detalhes é muito mais entretenimento do que qualquer programa de TV.

É isso que a Etiqueta à Mesa gera em quem à usa: conexão, entrega, esquecer que existe algo ao redor e só aproveitar o momento. É aquela famosa frase, que eu tenho usado muito nas minhas Redes Sociais principalmente: “Primeiro a gente aproveita, depois a gente posta”. E claro, foi um lugar que fiz muito Networking, conheci pessoas muitos queridas, assim como a Priscila, e voltei pra casa com o coração cheio de alegria.

Cris Salvi 3w1x2j

@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.