A Defesa Civil de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira, dia 24, a Operação Primavera 2019, com foco na prevenção de desastres naturais e apoio às cidades em situação de emergência no estado. O lançamento ocorreu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Defesa Civil, em Florianópolis. 206g1i
A operação busca integrar todos os órgãos e as instituições catarinenses em ações conjuntas para a antecipação de desastres. Nos próximos três meses haverá exposições, palestras, simulados e capacitações, num total de mais de 150 eventos em todas as regiões do estado.
O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, explica que a primavera é, historicamente, a estação em que ocorre o maior número de ocorrências relacionadas ao clima em Santa Catarina. Por conta disso, decidiu-se realizar esse ciclo de eventos como uma maneira de conscientizar o máximo de pessoas possível.
“Queremos trabalhar nesses três meses com gestão de risco e incentivar uma discussão na sociedade sobre a proteção em Defesa Civil. Precisamos também estimular os municípios para que eles sejam resilientes, além da autoproteção das pessoas”, afirma.
Para esta semana, explica Batista, estão programados a criação do serviço de voluntariado em Defesa Civil e o lançamento do Programa SC Resiliente, que fortalecerá a cultura de resistência a desastres no estado, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa. O chefe da Defesa Civil diz ainda que, por meio do programa, será feito um ranqueamento dos municípios em relação aos serviços de proteção em Defesa Civil.
“Teremos também seminários sobre clima, gerenciamento costeiro, gestão de recursos hídricos. Ocorrerão também a limpeza de rios, a entrega de pontes e obras. Enfim, são diversas ações que acontecerão de uma maneira bastante descentralizada por todo o estado”.