O casal Fabrício Faria e Gabi Moniz, moradores de Joaçaba, criaram um projeto há alguns anos para conhecer 101 países. Naturais da Bahia, eles vieram para Joaçaba em 2012 para que Fabrício pudesse trabalhar no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT), após ar em um concurso. 3n6m58
Até então, os dois eram professores de Inglês, profissão na qual Gabi continuava atuando em 2014, período em que o “Projeto 101 Países” começou a ser colocado em prática. O casal chegou a mudar de cidade, mas voltou à Joaçaba depois que Fabrício ou a prestar serviço Home Office para o Tribunal Regional do Trabalho da cidade de Porto Velho (RO).
Gabi largou as aulas de Inglês e ou a se dedicar ao blog do projeto, que foi transformado em site. Em 2018, veio o Thomas, primeiro filho deles e que os acompanha nas aventuras mundo a fora.
O casal relatou que no ano de 2014 já tinha visitado mais de 20 países. Hoje, em 2020, essa lista saltou para 60, sem contar as viagens repetidas para roteiros favoritos como é o caso de Paris, Tailândia e Bolívia. Nesse tempo, avançaram também na lista de viagens nacionais, faltando conhecer somente três dos Estados brasileiros.
“O mundo é imenso. Somos tão pequenos em relação a tudo. Existem muitas verdades e isso nos faz abrir a mente, destruir preconceitos, ficar mais humilde. Quando você pensa que viu de tudo, percebe que não viu nada ainda”, destacou Gabi.
O filho Thomas acompanhou os pais nas viagens durante a gestação e, depois do nascimento, com cinco meses, foi para sua primeira viagem internacional. Agora, o segundo aporte dele possui os registros de 16 países visitados.
Ao longo dos anos, as viagens foram dando experiência para o casal. Isso tem facilitado na hora de comprar agens, montar roteiros, definir o tempo de estada em cada lugar e até mesmo montar a bagagem que independentemente do destino, cabe em duas mochilas.
Além das experiências adquiridas, o casal tem como lembranças das viagens, diversos souvenirs, principalmente imãs de geladeira, bandeiras (que são costurados nas mochilas que usam) e até mesmo imagens gravadas na pele, já que Fabrício possui tatuagens que simbolizam cada país visitado.
O casal programa as viagens para períodos de férias ou datas com feriados prolongados. O próximo destino será Cabo Verde, na África. Os demais virão conforme surgirem oportunidades, que nesse caso, são promoções de agens e disponibilidade de tempo. Para eles, quebrar a marca dos 101 países continua sendo o objetivo principal, mas não irá terminar aí, pois já consideram as viagens um projeto para a vida toda.
“Gostamos mesmo de viajar e buscamos demonstrar para as pessoas que elas podem sim, sair do país e conhecer destinos internacionais. Queremos chegar à velhice viajando, tanto para novos destinos, como também para os já conhecidos” finalizou Gabi.
“Completar 50 países visitados não é difícil, 80 um desafio maior. Mais de 80, consideramos como sendo algo bem difícil. Mas estamos dispostos a tentar. Aliás, quanto mais exótico, ou burocrático for o país mais nos interessa. Mais dá aquele frio na barriga” explicou Fabrício.
Países visitados pelo casal:
África do Sul
Alemanha, Argentina
Áustria
Azerbaijão
Bélgica
Bolívia
Brasil
Brunei
Camboja
Canadá
Chile
Chipre
Egito
Emirados Árabes
Escócia
Eslováquia
Espanha
Estados Unidos
Estônia
Etiópia
França
Grécia
Haiti
Holanda
Hong Kong
Hungria
Indonésia
Inglaterra
Irã
Irlanda
Itália
Jordânia
Letônia
Líbano
Lituânia
Luxemburgo
Macau
Malásia
Marrocos
México
Mianmar
Mônaco
Paraguai
Peru
Polônia
Portugal
República Dominicana
República Tcheca
San Marino
Singapura
Sri Lanka
Suazilândia
Suécia
Suíça
Suriname
Tailândia
Turquia
Vaticano
Uruguai
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC