Doações de sangue caem 40% no Hemosc de Chapecó 1i3x54

Falta de sangue vem se arrastando ao longo do ano, porém, neste período a situação acaba ficando mais crítica e a preocupação aumenta x2i4u

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

05/01/2021 10h20 4w6fj



O Hemosc de Chapecó vem sofrendo nas últimas semanas com a queda acentuada nos estoques de sangue e de plaquetas. A informação é da coordenadora de captação do órgão, Eliana Ribicki. Conforme ela, a falta de sangue vem se arrastando ao longo do ano, porém, neste período a situação acaba ficando mais crítica e a preocupação aumenta. 6o4d5i

De acordo com ela, sempre nos finais de ano o volume de doações caem consideravelmente visto o momento que muitos doadores aproveitam as datas festivas para viajar para outras regiões do estado e do país. Eliana afirmou que toda a comunidade regional deve estar em alerta e quem puder deve fazer a doação de sangue nos próximos dias.

Segundo ela, é de extrema importância que haja uma mobilização para que os estoques sejam restabelecidos. Ela destacou que o órgão atende ao todo 86 municípios das regiões Oeste e Extremo-Oeste, entre Chapecó e Dionísio Cerqueira. Eliana ressaltou que todo o estado catarinense está com estoque baixo, porém, as mais afetadas são as estruturas de Chapecó, Joaçaba e Lages, todas consideradas do interior de Santa Catarina.

A coordenadora de captação do Hemosc de Chapecó declarou que o órgão está atualmente com ao menos quatro tipos de sangue reduzidos em seu estoque. Ela revelou que no momento a carência é do sangue tipo A+, A-, O- e O+. Os demais tipos estão com estoque regular. Ela explicou que os interessados devem ar o site do Hemosc ondem podem encontrar mais informações sobre qual tipo está em baixa.

Eliana salientou que a atualização no site ocorre diariamente e visa demonstrar para a comunidade qual é a necessidade no momento. Ela comentou que as coletas de sangue no Hemosc de Chapecó reduziram ao menos 40% nas últimas semanas. Ela disse que as proximidades com o final de ano acabam reduzindo o movimento anualmente.

Eliana lembrou que todos os cuidados estão sendo tomados e respeitados quanto ao contágio da Covid-19 e por isso os doadores não precisam ficar receosos. Ela citou que existem duas maneiras dos interessados agendarem horários para doarem sangue, sendo por meio do site do Hemosc ou pelo telefone 3700-6410.

Eliana Ribicki declarou que as pessoas que contraíram Covid-19 e quem teve contato com algum familiar que teve a doença pode fazer a doação de sangue sem nenhum problema. Ela explicou que quem contraiu a doença deve respeitar o período de 30 dias sem sintomas. Já quem teve contato com algum infectado deve doar após 15 dias.



Com informações do Portal Peperi 3b2r58


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.