Para uma gravidez normal e segura, o bebê tem que ser gerado em uma gestação de cerca de 40 semanas. Quando a criança acaba nascendo antes do tempo previsto, geralmente por complicações, ela a a ser prematura. g214c
Devido ao nascimento antecipado, os bebês acabam precisando de cuidados mais intensos e por mais tempo, geralmente. Além disso, os bebês precisam ficar afastados de todo mundo, exceto os pais, evitando serem beijados, tocados e algo que possa os trazer algum risco à saúde.
A mãe Pâmela Basso, de Ponte Serrada, ou a adotar medidas mais inovadoras para poder mostrar o crescimento do filho prematuro aos amigos e familiares que não conseguem visitá-lo.
Pâmela criou um perfil no Instagram para o filho Leonardo Spessatto, que nasceu de uma cesárea de emergência em Xanxerê, no dia 29 de setembro do ano ado, com 33 semanas de gestação, por complicações da mãe.
Os primeiros registros do bebê foram feitos ainda no Hospital Regional São Paulo, onde ele ou a morar com a mãe por praticamente um mês.
Leonardo era muito pequeno quando tocou os braços de Pâmela pela primeira vez. A mãe relembra que o filho estava com 1,750 kg, e com 42 centímetros, sendo quase do tamanho de seu rádio – osso pertencente ao antebraço.
O pequeno ou 26 dias na UTI Neonatal e, desde sua estadia, foi apresentando às pessoas através de vídeos e fotos registrados em celular.
Devido à pandemia do novo coronavírus, o pai de Leonardo, Jeferson Spessatto, também conseguiu ver o filho apenas por imagens, o encontrando e segurando no colo pela primeira vez quase um mês depois do nascimento.
Leonardo ganhou alta no dia 25 de outubro e já foi recebido com muito carinho por todos. Porém, apenas de longe. Pâmela ou algumas restrições em suas redes sociais, deixando todos cientes de que com a prematuridade do filho, todo o cuidado era pouco.
Ninguém pôde visitá-lo nos primeiros meses em que estava em casa. Foi a partir daí que Pâmela resolveu criar uma rede social para o filho recém-nascido ser acompanhado por pessoas da família, amigos, e até mesmo a equipe hospitalar.
“Logo nas primeiras publicações eu conto um pouco do milagre que foi a vida do Leonardo, para falar pra todos os que seguem ele, que Deus continua fazendo milagres e que ele é a prova viva de um desses”, explicou Pâmela.
O perfil de Leonardo é privado, estando disponível apenas para conhecidos, e é monitorado pelos pais de primeira viagem, mostrando o dia a dia da maternidade.
“Dentro do Instagram costumamos postar um pouco de tudo, desde a história do período da NEO até as descobertas dele, como por exemplo, a primeira vez que ele deitou na grama”, comentou a mãe.
Nas postagens, Pâmela segue uma linha nada convencional. As fotos tiradas por ela mesma mostram, de um jeito descontraído, Leonardo descobrindo a vida e alegrando quem o assiste de longe.
“Não tínhamos ideia de somente colocar um bom dia, boa tarde e boa noite dele, então muitas vezes, aproveitamos algumas fotos e colocamos frases dando o sentido que ele está falando naquilo”.
O “mesversário” de Leo é sempre uma chuva de ideias. Pâmela busca por inspirações na internet e tenta descontrair com as publicações. Algumas das inspirações da mãe foram o bebê dentro de uma xícara, ele “pendurado” no varal e fingindo estar dentro de um ovo. As ideias não param e Pâmela sempre busca alternativas para os próximos meses.
“O Leonardo com toda a certeza é a maior alegria da minha vida e da vida do pai dele, e buscamos ar isso para as pessoas: o amor que sentimos por ele, a alegria de termos ele em nossas vidas. Futuramente, ele [Leonardo] também vai ter uma forma de recordar de como foi a evolução dele, as descobertas, o dia a dia”, disse Pâmela, que sempre brinca com o bebê para que capriche nas poses para acabar virando bebê propaganda.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste