Espalhar ovos decorados pela casa para que as crianças possam procurar e se divertir partilhando, é uma tradição que faz parte da vida de muitas famílias na época de Páscoa. 422o2y
Com essa brincadeira, principalmente agora com a chegada da pandemia, tem se tornado também uma opção para entreter e deixar as crianças mais felizes.
ado de geração em geração, essa prática vem acontecendo há anos na família Dalla Vecchia, de Ponte Serrada, que busca manter a família unida e de transmitir aos filhos conhecimento sobre a data de um jeito mais lúdico.
"Muitos valores e cultura vem se perdendo ao longo do tempo. É papel dos pais criar oportunidades para que as crianças interajam e brinquem, saindo da frente do celular, computador e televisão", disse Neiva Dalla Vecchia.
Conforme ela, a brincadeira já era feita na família há anos, quando os filhos e sobrinhos dela eram crianças. Agora, com os netos já presentes na família, a ideia se manteve para resgatar a tradição.
“Quando a gente tinha as crianças pequenas na família, se fazia isso. Aí cresceram, cada um seguiu seu caminho e aos poucos os filhos dos nossos filhos e sobrinhos começaram a chegar”.
Na dinâmica, a família pintou casquinhas de ovos usados no dia a dia e preencheu com cri cri, o doce de amendoim açucarado.
“A intenção foi resgatar e manter a tradição da brincadeira da Caça aos Ovos de Páscoa e oportunizar as crianças a fazer coisas de criança, alimentando bons sentimentos, o lúdico, a imaginação”, explica.
Após a finalização, os ovos foram escondidos pelo quintal da casa de Neiva e os pequenos aram a procurá-los e colocá-los em uma cesta. “Ao final foi dividido entre as crianças, exercitando outro espírito esquecido que é a cooperação e partilha”.
Além da caça aos ovos coloridos e divertidos, a avó considerada por adoção, Neuza Dalla Vecchia, se vestiu de coelha para poder animar ainda mais a brincadeira.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó