Assistente social e vereadora de Vargeão destaca a importância do Agosto Lilás 6ev4v

Criada em 2016, campanha serve como ajuda para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher 4g46v

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

18/08/2021 10h28 2w356o



Criada em 2016, a campanha “Agosto Lilás” serve como ajuda para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que tem como objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. 2r3k4q

A assistente social de Vargeão, Mariaelena Marini Ribeiro, também vereadora no município pelo PSD, vem orientando a população sobre o aumento dos casos de violência doméstica registrados em Vargeão e também no país.

Conforme os dados de uma pesquisa realizada a nível de estado, divulgada pela deputada Marlene Fengler (PSD), no primeiro semestre de 2021, contando do dia 1° de janeiro até o dia 31 de julho deste ano, houve 22 vítimas de feminicídio somente em Santa Catarina. Já no Brasil, a mesma pesquisa aponta que, a cada seis horas, uma mulher é morta por violência doméstica. 

"Mediante tais dados, eu como mulher, mãe de dois filhos meninos e única representante desta classe no Legislativo em nosso município, venho através das redes sociais pedir para que toda população tenha um pouquinho mais se sensibilidade quanto à figura a mulher em nossas famílias, como mãe, esposa e ser humano provida de direitos iguais", disse Mariaelena.

Conforme a assistente, em Vargeão foi realizado uma campanha de conscientização do "Agosto Lilás", onde visitas domiciliares foram feitas para a entrega de panfletos, com o objetivo de chamar atenção para o assunto.

"Hoje nosso principal desafio quanto mulher e fazer valer os nossos direitos já adquiridos, e também amparados pela Lei  11.340/2006  Lei Maria da Penha que neste ano completou 18 anos de legitimidade, e é o principal marco de conquista quanto Lei que ampara a violência compra a mulher. Sei que muito ainda temos a avançar e precisamos que nossos governantes, municipais, federias e estaduais acolham,iniciativas/indicações de políticas públicas em apoio a mulher, em todo os sentidos mais principalmente na igualdade de direitos sendo eles, materiais, conjugais e moral", friza.

Mariaelena pede para que sejam feitas denúncias em caso de violência doméstica. O número de emergência 180 está à disposição da população, assim como os serviços das redes de apoio da Polícia Militar 190, ou no WhatsApp (48) 9 8844-0011, da Polícia Civil, além da Secretaria de Assistência Social e Cras, de todos os municípios. 

“Existe muita dor, medo, sofrimento e também muitos sonhos destruídos, principalmente um grande número de vidas perdidas. O mês de agosto é um mês dedicado à luta e conscientização. O Agosto Lilás, mais do que um mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher, precisa ser reconhecido como um chamado ao enfrentamento diário a essa triste realidade", alerta a vereadora.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.