O Projeto Rio Chapecozinho, maior obra de sistema de abastecimento de água em execução em Santa Catarina, está com previsão de conclusão para janeiro de 2024. 385o36
Com um investimento de R$ 290 milhões, o complexo está sendo executado para resolver as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta, onde os mananciais próximos são vulneráveis a estiagens que costumeiramente assolam o Oeste catarinense.
A obra vai transportar água bruta do Rio Chapecozinho por uma rede de 58 quilômetros de extensão. Os serviços estão sendo executados em várias frentes. Começam na adutora de água bruta, no Rio Chapecozinho, no município de Bom Jesus, onde está sendo feito o assentamento da tubulação, e seguem até a estação de tratamento de água em Xanxerê. Nessa unidade, toda terraplenagem já está concluída.
Estão também sendo executados os serviços de assentamento da tubulação da adutora de água tratada e a concretagem do reservatório Xanxerê, um dos quatro previstos no projeto. Já foram assentados seis quilômetros de adutoras de águas bruta e de água tratada.
No final, o sistema estará apto a captar, tratar e distribuir 1,2 mil litros de água por segundo, atendendo a uma população de 500 mil habitantes dos municípios.