Um vídeo ganhou força nas redes sociais nesta quarta-feira, dia 1º, mostrando uma onça-pintada sendo retirada do asfalto e uma pessoa dizendo que o animal foi atropelado entre os municípios de Irani e Concórdia, no Oeste de Santa Catarina (veja acima). 2d5h5x
A Polícia Militar Ambiental (PMA) emitiu no início da tarde uma nota reforçando que a informação é falsa. “Tais informações não são verídicas”, aponta um trecho do texto assinado pela PMA (leia na íntegra mais abaixo).
Segundo a polícia, o mesmo vídeo também viralizou no Espírito Santo, informando o atropelamento do animal em diferentes municípios do estado. “Os órgãos responsáveis pela região negaram o atendimento da demanda”.
“Segundo informações obtidas dos órgãos responsáveis no Espírito Santo, o atropelamento do animal teria ocorrido no estado do Pará, não sendo possível especificar a data”, informou ainda Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.
As autoridades também lembram que há mais de 50 anos não são vistas onças-pintadas na região. No Brasil, os animais são comumente encontrados na Amazônia, Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado. A onça-pintada pode pesar até 100 quilos e atingir até 1,8m de comprimento. O animal é o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do tigre e do leão.
Nota da Polícia Militar Ambiental
É falsa a informação do atropelamento de uma onça-pintada na região oeste de Santa Catarina. Nos últimos dias, um vídeo viralizou nas redes sociais com a informação do atropelamento de uma onça-pintada no município de Irani.
O mesmo vídeo foi compartilhado nas redes com a informação do atropelamento do animal também no interior do município de Concórdia. Tais informações não são verídicas.
O vídeo também viralizou no estado do Espírito Santo onde foi informado o atropelamento do animal em diferentes municípios daquele estado. Os órgãos responsáveis pela região negaram o atendimento da demanda.
Segundo informações obtidas dos órgãos responsáveis no Espírito Santo, o atropelamento do animal teria ocorrido no estado do Pará, não sendo possível especificar a data.
Há mais de 50 anos não há avistamento de onça-pintada em nossa região. Fique atento às "Fake News". Caso tenha dúvidas sobre algum assunto, acione sempre os órgãos responsáveis para maiores informações.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo