Os 40 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse nesta quarta-feira, dia 1º, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Eles ficarão no cargo até o dia 31 de janeiro de 2027. Do total, 24 parlamentares foram reeleitos e 16 assumiram o mandato pela primeira vez. 3j4q4t
Além da posse, a sessão foi marcada pela eleição da Mesa Diretora da Alesc. O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito presidente ao receber 38 dos 40 votos. O deputado Maurício Eskudlark (PL) foi eleito o primeiro vice-presidente, com Rodrigo Minotto (PDT) no cargo de segundo vice-presidente. O mandato será de 2 anos.
Mesa Diretora
▪ Presidente: Mauro De Nadal (MDB)
▪ Primeiro vice-presidente: Maurício Eskudlark (PL)
▪ Segundo vice-presidente: Rodrigo Minotto (PDT)
▪ Primeira-secretária: Ana Paula da Silva (Podemos)
▪ Segundo-secretário: Padre Pedro Baldissera (PT)
▪ Terceiro-secretário: Marcos da Rosa (União Brasil)
▪ Quarto-secretário: Egidio Ferrari (PTB)
Os 40 deputados estaduais de SC, divididos por partidos:
▪ PL: Ana Campagnolo, Berlanda, Carlos Humberto, Ivan Naatz, Jessé Lopes, Marcius Machado, Massocco, Maurício Eskudlark, Oscar Gutz, Sargento Lima e Soratto
▪ MDB: Antídio Lunelli, Fernando Krelling, Jerry Comper, Mauro de Nadal, Tiago Zilli e Volnei Weber
▪ PT: Fabiano da Luz, Luciane Carminatti, Neodi Saretta e Padre Pedro
▪ Podemos: Camilo Martins, Lucas Neves e Paulinha
▪ Progressistas: Altair Silva, Pepê Colaço e Zé Milton
▪ PSD: Júlio Garcia, Mário Motta e Napoleão Bernardes
▪ União Brasil: Jair Miotto, Marcos da Rosa e Reporter Sérgio Guimarães
▪ PSDB: Dr. Vicente e Marcos Vieira
▪ Novo: Matheus Cadorin
▪ PDT: Rodrigo Minotto
▪ PSOL: Marquito Marcos José Abreu
▪ PTB: Delegado Egídio Ferrari
▪ Republicanos: Sergio Motta
Natural do Oeste
Mauro de Nadal tem 51 anos e é natural de Caibi, no Oeste de Santa Catarina. Ele é formado em Direito e assumiu o quarto mandato como deputado estadual. Nas eleições do ano ado, recebeu 67.065 votos.
O presidente da Alesc começou na política logo após se formar, em 1996, atuando como assessor jurídico da bancada do MDB na Assembleia Legislativa.
Aos 27 anos, em 2000, foi eleito prefeito de Cunha Porã, também no Oeste, com 3.796 votos. Em 2004 ele foi reeleito com 3.620 votos.
Em 2009, atendendo convite do então governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), assumiu como secretário regional de Palmitos.
De Nadal concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2010 e ficou como suplente, mas assumiu o cargo em 2012, quando César Souza Júnior (PSD) tornou-se prefeito de Florianópolis.
Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com 54.110 votos, reelegendo-se em 2018, com 42.507 votos. Na Alesc ele foi líder da bancada do MDB em 2012, 2014 e 2016. Em 2019 e 2020 assumiu a 1ª vice-presidência da Alesc, e, em 2021, presidiu o parlamento do estado, quando chegou inclusive ao cargo de governador em exercício, em novembro de 2021.
CBF elege novo presidente, o mais jovem da história da entidade