O município de Bandeirantes, no Norte do Paraná, decretou situação de calamidade pública após ser atingido por fortes chuvas que ocasionaram uma enchente na região neste domingo, dia 5. 3e1q66
Conforme decreto publicado pela prefeitura, ocorreu “precipitação de aproximadamente 150 mm de chuva concentrados num curto período de tempo, que teve como consequência transposição de barragem, ocasionado dezenas de casas em situação de emergência”.
De acordo com o prefeito Jaelson Ramalho Matta, houve uma tromba d’água, que se dividiu em duas frentes e atingiu dois pontos da cidade.
Aproximadamente 12 bairros entre zona urbana e rural foram afetados, além de 250 famílias da área urbana que tiveram as casas invadidas pela água. No interior do município, as famílias estão ilhadas e não conseguem ar a cidade, conforme o prefeito.
A Defesa Civil do Paraná e outros órgãos de segurança foram acionados para auxiliar na situação. A prefeitura disponibilizou pontos de apoio aos moradores atingidos, onde profissionais especializados prestam atendimentos e recebem materiais como roupas, gêneros alimentícios, lonas e outros itens.
As aulas nas escolas municipais foram canceladas, pois os estabelecimentos de ensino estão sendo utilizados para receber doações, fazer marmitas e receber os desabrigados.
Entidades sociais do município estão realizando campanhas para arrecadação de dinheiro ou itens como colchões, roupas e alimentos. Interessados podem doar através das chaves Pix abaixo:
→ PIX: 78.212.651/0001-32 - Cáritas Diocesana de Jacarezinho
→ [email protected] – OAB de Bandeirantes
→ 02.300.079/0001-00 – Rotary Clube de Bandeirantes
Maiores informações no WhatsApp (43) 3542-3322
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo