Ferramenta mede estresse térmico do gado de leite baseado na temperatura do ar em SC r6z5a

Serviço está disponível através de plataforma online e Epagri explica importância de realizar medição 6k1j1m

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

30/03/2023 12h45 6v2q66



A Epagri ou a disponibilizar uma nova ferramenta na plataforma Agroconnect, que permite medir o índice de estresse térmico em bovinos de leite (ITH), baseado na temperatura e umidade relativa do ar. 6c173i

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto estadual da Epagri “Efeito do estresse térmico por calor em vacas leiteiras”, com apoio da Udesc. O projeto foi iniciado em 2023 e é coordenado pelo pesquisador da Epagri, Gerson Conceição. Segundo Gerson, a nova ferramenta vai auxiliar os agricultores para a tomada de decisão.

“O calor gera estresse e aumento da temperatura corporal na vaca. Esses dois fatores diminuem o desempenho reprodutivo e, por consequência, a rentabilidade. Com os dados em mãos, o produtor pode intervir para mudar esse cenário”, diz ele.

Ferramenta auxilia produtores em SC (Foto: Aires Mariga/Epagri)

O pesquisador esclarece que sob altas temperaturas, os bovinos tentam liberar calor através do aumento da respiração, o que chamamos de resfriamento evaporativo. “A frequência respiratória aumenta muito acima da faixa fisiológica normal, levando ao risco de alcalose respiratória”, pontua Gerson.

Ele explica que, para reduzir o calor do próprio corpo, a vaca come menos e isso também reduz a produção de leite.

“Também ocorrem outras mudanças de comportamento: os animais buscam locais mais confortáveis, com tempos de repouso reduzidos, pois ao deitar ocorre uma redução na área de superfície corporal disponível para dissipação de calor”, destaca.

Foto: Reprodução/Agroconnect

Os responsáveis por implementar esse índice foram o pesquisador Hamilton Vieira e a analista de sistemas Joelma Miszinski, ambos da Epagri. A ferramenta mede cinco níveis de estresse, que são gerados a cada hora para todo o Estado através de aproximadamente 300 estações meteorológicas que compõem a rede de monitoramento da Epagri.

Através de um link disponibilizado pelo órgão, os produtores podem ar e ver os índices climáticos de previsibilidade do stress por altas temperaturas e umidade relativa do ar de cada área do estado. Para isso, basta alterar o tipo de atividade agropecuária na barra de consulta.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.