O secretário de Saúde de Vargeão, Alan Felippe, assinou na tarde desta terça-feira, dia 2, o pedido de abertura de uma licitação para a castração de cães e gatos no município. Segundo a istração, serão disponibilizadas 200 vagas para o procedimento. 5m1s61
Para o secretário, o serviço faz parte de uma política de saúde pública, de bem-estar dos animais e também das pessoas. “A castração é o método mais eficaz para diminuir o abandono de animais em nossa cidade, uma vez que evita o crescimento populacional desordenado, evitando também muitas doenças”, reforçou Alan.
O credenciamento dos animais já está sendo realizado no setor de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde.
O projeto de castração, de autoria da vereadora Mariaelena Marini Ribeiro (PSD), prevê que o serviço seja oferecido aos proprietários de animais com renda familiar de até três salários mínimos, e quando houver vagas disponíveis, possa também atender os demais moradores.
A ação se deve pelo grande número de animais abandonados e mal cuidados, encontrados nas ruas da cidade. “Muitas famílias, por não possuírem renda financeira suficiente para tratar seus animais de estimação, deixam os cães e gatos sem castrar ou medicar para impedir a procriação”, justifica a vereadora.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC