Receita Federal alerta sobre novo golpe por email utilizando nome da instituição 583c6f

Golpistas aproveitam temporada de declaração do Imposto de Renda para conseguir mais vítimas 6w5n9

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

29/05/2023 15h10 - Atualizado em 29/05/2023 15h12 5d5n60



A Receita Federal publicou um alerta na última sexta-feira, dia 26, para um novo golpe que está em circulação e utiliza indevidamente o nome da instituição para dar credibilidade à fraude. Como o período é de declaração do Imposto de Renda, é importante que a população tome cuidado para evitar cair em armadilhas virtuais. 516qq

Os golpistas se aproveitam da situação, informando às possíveis vítimas que foram identificados erros nas declarações e que é necessário corrigi-los até a data limite de 31/05. Para dar veracidade, eles disponibilizam uma espécie de link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo pdf no assunto da mensagem. Além disso, os suspeitos utilizam a sigla IRPF e se referem às vítimas como "contribuintes".

Tentativa de golpe é realizada por email (Foto: Divulgação/Receita Federal)

Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas.

A Receita Federal ressalta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.

Confira algumas orientações:

► Desconfie de emails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.

► Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.

► Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.

Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.

Pendências podem ser adas pelo e-CAC

Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal. Para saber se a sua Declaração está em malha, e o e-CAC, selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha". Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.