Mais 16 papagaios-de-peito-roxo foram soltos nos últimos dias no Parque Nacional das Araucárias ― área de preservação permanente localizada entre os municípios de os Maia e Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. n1e5a
Foi a 11ª soltura desde o início do projeto de reintrodução da espécie, que é ameaçada de extinção, em 2010. O trabalho é coordenado e executado pelo Programa Silvestres-SC, do Instituto Espaço Silvestre (IES).
“Os animais aram por meses de reabilitação no Cetas-SC (Centro de Triagem de Animais Silvestres do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis, onde aram por muitos exames de saúde e treinamentos comportamentais para que pudessem voltar à natureza”, conta a bióloga e doutora em zootecnia, Vanessa Tavares Kanaan, coordenadora do projeto.
Ao longo dos 13 anos, a iniciativa já recebeu 500 papagaios para reabilitação, com cerca de 250 atendendo aos critérios para soltura. “Esses novos papagaios livres têm a oportunidade de entrar em contato com outros de sua espécie, talvez se reproduzirem, além de reestabelecerem importantes funções ecológicas na Floresta de Araucárias”, completa Vanessa.
Apoio da comunidade
O projeto também desenvolve um programa de educação ambiental em escolas e nas comunidades dos municípios de os Maia e Ponte Serrada, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a manutenção dos papagaios-de-peito-roxo nas matas e a importância ambiental da espécie.
No Instagram @silvestres.sc é possível enviar relatos de avistamentos de papagaios e conferir mais informações sobre essa e outras espécies da fauna brasileira. “Pedimos a colaboração das comunidades locais para que relatem avistamentos pelo telefone/WhatsApp (49) 99805-3989”, reforça Vanessa, que também agradece aos parceiros e patrocinadores do projeto.
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo