O Dia Mundial da Amamentação foi comemorado nesta terça-feira, dia 1º, com o objetivo de ressaltar a importância do leite materno como o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês. q4e2w
Para que a prática seja segura, é fundamental que os familiares estejam cientes dos possíveis riscos, atentos aos sintomas e, principalmente, preparados para agir em caso de emergência.
“A calma é a principal aliada quando um familiar se depara com uma situação de engasgo durante a amamentação”, afirma o presidente da coordenadoria de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
“Boa parte dos casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho em bebês acontece durante a lactação, então o mais importante é manter a calma e, caso saiba como proceder, realizar a manobra de desobstrução de vias aéreas”, orienta (veja o vídeo mais abaixo).
Conforme Henrique, caso não saiba como proceder, é fundamental acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193, onde os atendentes devem rear as primeiras orientações.
Como realizar a manobra de desobstrução das vias aéreas:
● coloque seus dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca aberta;
● coloque a barriga do bebê sobre o seu antebraço e uma perna de cada lado;
● deixe a cabeça mais baixa em relação ao corpo;
● inicie leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
► O sinal de que a criança voltou a respirar é quando ela iniciar um choro. Neste momento, coloque a criança com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz. Não esqueça de acionar os bombeiros (193) ou Samu (192) para que a criança seja avaliada.
No vídeo abaixo, o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira ensina como proceder em caso de emergência:
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo