O Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (Napa) tem um estande na Efapi (Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial) de Chapecó destinado à adoção de animais. 5044l
Durante os dias de Efapi, o Napa recebe o auxílio de acadêmicos de medicina veterinária. "Nós temos uma parceria com a Unochapecó e com a Uceff. Estudantes estão aqui fazendo a parte de orientação dos cuidados, protocolos de vacina e o bem-estar dos animais", relata Ana Triantafyllou, integrante do Napa e responsável pela organização do estande na feira.
Criado há dois anos, o Napa tem o intuito de resgatar animais abandonados ou que sofreram maus-tratos em Chapecó. O núcleo tem parceria com diferentes organizações não-governamentais voltadas à causa animal.
Acadêmica do oitavo período de medicina veterinária na Unochapecó, Elisama Carara conta que seu trabalho na feira é ajudar os possíveis adotantes, conversando com eles para que façam uma adoção responsável e consciente. Ela destaca que os adotantes não ficam desamparados pós-adoção, ganhando uma consulta gratuita na Clínica de Medicina Veterinária da Unochapecó.
No estande do Napa o tutor a por entrevista e assina um termo de adoção antes de sair da feira com o animalzinho. Após a adoção, o novo dono recebe um kit ração, disponibilizado por um dos parceiros da iniciativa, a Tozzo Alimentos. Além do kit, o programa acompanha a adaptação do cãozinho no novo lar.
Cleiton Siega adotou a cachorra Pitoca, de dois anos, mas conta que não havia ido à feira com uma adoção em mente. "Eu vi ela aqui e me apaixonei. A Pitoca é muito dócil, vai brincar muito com as minhas crianças no pátio lá de casa", acredita.
Para realizar a adoção após o fim da feira, os interessados podem entrar em contato com o Napa, pelo telefone 2049-9330, pelo aplicativo Chapecó Digital ou através de ONGs apoiadoras.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste