Cidasc apreende 6,5 toneladas de pescado em estabelecimento clandestino no Sul de SC 1e1l1e

Além da falta de alvará e registro sanitário, a empresa apresentava más condições de higiene. 2r242f

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

19/01/2024 16h10 4p4h1y



Fiscalização ocorreu nesta quinta-feira, em Laguna, no Sul de Santa Catarina (Fotos: Cidasc)

Uma fiscalização realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) apreendeu nesta quinta-feira, dia 18, cerca de 6,5 toneladas de pescado em um estabelecimento que não possuía registro em serviço de inspeção sanitária de Laguna. No Sul de Santa Catarina. 4o4d28

A ação contou com apoio dos médicos veterinários do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com a participação dos fiscais da Vigilância Sanitária.

O coordenador regional do SIE, Guilherme Werner Dandolini, ressalta que “as ações de fiscalização visam coibir o comércio irregular e salvaguardar a saúde”. Alimentos de origem animal não inspecionados oferecem risco ao consumidor, pois não há garantia quanto às condições da matéria prima e do beneficiamento para evitar contaminações.

Além da falta de alvará e registro sanitário, a empresa clandestina apresentava más condições de higiene. No local não havia controle de processos, nem medidas de autocontrole, como temperatura e água de abastecimento.

Ainda conforme a Cidasc, os produtos não tinham comprovação de origem e os funcionários não apresentavam os devidos exames de saúde compatível com a atividade. 

Diante da situação, o estabelecimento foi interditado e os pescados, considerados impróprios para o consumo, foram apreendidos e inutilizados junto a uma empresa de Rações do município. A carga será submetida a processo térmico para produção de farinhas e gorduras. 








COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.