A nova obra para a subestação de energia elétrica em Chapecó, no Oeste catarinense, prevê um investimento de R$ 190,6 milhões e a geração de 544 vagas de empregos diretos. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, dia 28, pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 3z3iu
O objetivo da subestação é garantir o atendimento aos consumidores da região Oeste com confiabilidade e qualidade. A obra consta no lote 9 do Leilão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 1º/2024.
O empreendimento licitado ajudará na eliminação de violações de fluxo nos transformadores 230/138 kV das subestações Foz do Chapecó e Xanxerê. A previsão de duração é de pouco mais de 3 anos de obras.
“Isso significa mais confiabilidade, reforço de rede, segurança energética e, principalmente, oportunidades para brasileiras e brasileiros”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira sobre o leilão.
Segundo maior leilão da história
O Leilão de Transmissão da Aneel realizado neste mês já é considerado o segundo maior na história, atrás apenas do feito em dezembro do ano ado. Ele completará uma sequência de certames visando as grandes obras de infraestrutura e interligações já licitadas pelo Governo Federal.
Ao todo, são 15 lotes em 14 estados com investimentos previstos de R$18,2 bilhões. O leilão se destina à construção e manutenção de 6.464 quilômetros em linhas de transmissão novas e seccionamentos e de 9.200 mega-volt-ampères (MVA) em capacidade de transformação.