Telefonia e internet são restabelecidas em todas as cidades gaúchas 3g3q4b

Em reunião nesta terça, secretário de Telecomunicações explicou que nenhum município está 100% desconectado. 1n55v

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

15/05/2024 10h29 u70i



Em reunião nesta terça, Governo Federal atualizou os dados de ações realizadas no RS (Foto: Casa Civil)

A força-tarefa do Governo Federal para restabelecer os serviços essenciais devolveu à população os serviços de telefonia e internet em todas as cidades do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada durante a 10ª reunião da Sala de Situação nesta terça-feira, dia 14, coordenada pela Casa Civil da Presidência. 115q48

Leia também: Chapecó vai adotar município gaúcho para auxiliar na limpeza e reconstrução de cidade

“Isso significa que nenhum município está 100% desconectado. Diminuiu também o número dos municípios que estavam parcialmente afetados, de 150 para 125, e já chegamos a 372 municípios sem qualquer problema”, explicou o secretário de Telecomunicações, Hermano Barros.

Ele acrescentou que o trabalho de restabelecimento está sendo executado em parceria com todas as operadoras de telefonia e de internet que atuam no estado. Os municípios parcialmente afetados são aqueles que estão com um dos dois serviços ainda em processo de restabelecimento.

O secretário informou ainda que, nesta quarta-feira, dia 15, o Ministério das Comunicações e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciam a instalação de internet nos abrigos. “O primeiro abrigo a ter a conectividade por wi-fi gratuita garantida será o que está instalado no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na cidade de Canoas”, disse.

Todos os abrigos terão o serviço de conectividade instalados. O abrigo da Ulbra é o maior do estado, com cerca de sete mil pessoas acolhidas.

Na última semana, as operadoras de telefonia, em atendimento ao pedido do Governo Federal, liberaram o roaming de dados e estão oferecendo o grátis à internet móvel no Rio Grande do Sul, sendo uma das medidas do plano estratégico para mitigar os problemas de conectividade enfrentados pela população. Com isso, clientes de uma operadora podem utilizar a rede das outras quando necessário, garantindo o o contínuo à comunicação.

A Anatel também criou um de dados que permite monitorar a situação das redes móveis das empresas Claro, TIM e Vivo, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os dados são atualizados diariamente, às 21 horas, no site da agência.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.