Bombeiros catarinenses encontram mais uma vítima em óbito no RS k423j

Equipes atuam em busca de corpos que podem ter sido arrastados pelas enxurradas. 2v2m39

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

14/06/2024 15h27 4i244k



Equipes atuam em Lajeado, Mariante e Teutônia (Foto: CBMSC)

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encontrou nesta quinta-feira, dia 13, mais uma vítima em óbito entre a mata e entulhos trazidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. 1e164l

Desde a última segunda-feira, dia 10, três binômios CBMSC, das cidades de Florianópolis, Itapema e Guabiruba, seguem atuando no estado gaúcho com o objetivo de encontrar vítimas que possam ter sido arrastadas pelas enxurradas ou deslizamentos. Eles se apresentaram em Lajeado e foram distribuídos para atuar nos municípios de Mariante e Teutônia.

Durante toda a quinta-feira, a equipe do CBMSC atuou em Mariante, juntamente com duas equipes da Força de Resposta Rápida (FR) do CBMRS. Conforme alinhado com o comando da operação, a fim de potencializar os trabalhos na região, os três binômios - dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca - foram divididos em três áreas de interesse.

O binômio formado pelo sargento de Souza e a cadela Zaara executou trabalhos de busca e resgate de área em locais de mata, lavoura e acúmulo de materiais e os outros dois binômios - sargento Küll e o cão Nick, cabo Jean e a cadela Ilha - executaram trabalhos de busca e descarte de área e pontos de interesse próximo ao Rio Taquari.

Durante o retorno à base, a equipe foi abordada por uma pessoa que informou estar sentindo um odor forte em uma região de mata, próximo a uma lavoura. Os socorristas então se deslocaram até o ponto informado e, com o emprego dos cães Ilha, Nick e Zaara, confirmaram com latidos a presença de uma vítima em óbito entre a mata e entulhos trazidos pelas cheias.

O CBMSC estava acompanhado pela equipe da FR do CBMRS, que realizou todos os trâmites necessários para rear a situação ao Posto de Comando (PC). A vítima ficou aos cuidados e responsabilidade dos militares do CBMSC.

Desde quando foi autorizado pelo governo catarinense a deslocar em apoio ao Rio Grande do Sul, as equipes do CBMSC já encontraram 20 vítimas em óbito, sendo que quatro delas foram encontradas graças ao trabalho dos cães e condutores. Além disso, foram salvas 3.051 pessoas e 560 animais.

Conforme a Defesa Civil gaúcha, até o momento, segundo boletim divulgado, 175 mortes foram confirmadas e 38 desaparecidos.

Recursos enviados pelo CBMSC até o momento:

  • 153 bombeiros militares
  • 21 cães de busca
  • 54 viaturas
  • 40 embarcações
  • 19 motores de popa
  • 2 caminhões
  • 1 Auto Posto Comando
  • 1 mini-escavadeira
  • 1 quadriciclo
  • Equipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e em deslizamentos
  • Drones

COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.