Imetro realiza fiscalização de itens mais utilizados no período de férias em SC 4s4pd

Capacetes, pneus, colchonetes de espuma e grills estão entre os produtos da lista. 6b5n5w

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/07/2024 10h24 514j62



Fiscalização aconteceu entre os dias 1º e 5 de julho (Foto: Imetro SC/Divulgação)

Com o objetivo de reforçar a segurança dos produtos e serviços mais utilizados no período das férias de julho, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realizou a operação Férias Seguras em várias regiões catarinenses. 4v5w2w

Foram fiscalizados os produtos certificados como capacetes, pneus para motocicletas, dispositivo de retenção para crianças, colchonetes de espuma, grill, grelha e churrasqueira elétrica, componentes de kit de gás natural e instaladoras.

Durante os dias 1º a 5 de julho, fiscais da área da qualidade visitaram 69 estabelecimentos em 20 cidades: ville, São José, Tubarão, Jaraguá do Sul, Maravilha, Biguaçu, Criciúma, Blumenau, São Miguel Do Oeste, Bandeirante, Arroio Trinta, Fraiburgo, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Sombrio, Itapiranga, Santa Cecília, Palhoça, Papanduva, Araranguá.

Dos estabelecimentos fiscalizados, apenas dez foram notificados. “A maioria das irregularidades encontradas está relacionada às empresas prestadoras de serviços regulamentadas pelo Inmetro, como reforma de pneus e de manutenção de extintores de incêndio, que estavam com certificados de calibração de equipamentos vencidos e, ainda, empresas comercializando pneus reformados para motocicletas, o que é proibido”, explica o diretor de qualidade, Maurício Marques Nazário.

As empresas notificadas terão um prazo para defesa e, caso comprovada a irregularidade, devem se regularizar dentro do prazo previsto na legislação.

Os produtos com foco na operação Férias Seguras são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.




COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.