Bebê de 4 meses é salvo por bombeiro após se engasgar no Oeste d5e2h

Pais levaram criança de carro até a sede da corporação. Veja como agir em situações parecidas. 5b2p5

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

24/08/2024 16h51 3i6z6k



Um bebê de apenas quatro meses foi salvo pela equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba, no Oeste de Santa Catarina, após engasgar com secreção na noite desta sexta-feira, dia 23. O resgate durou cerca de um minuto. 363m5h

Imagens registradas por uma câmera de videomonitoramento mostram um veículo chegando buzinando em frente à corporação, por volta das 21h50 (assista aqui). Uma mulher desce com o bebê engasgado. Imediatamente, o bombeiro comunitário Gustavo Andrey inicia as manobras de desengasgo. Ele vira o bebê de barriga para baixo, deixando a cabeça mais baixa que o tronco, e inicia a tapotagem, que consiste em bater de forma ritmada nas costas da vítima, com a mão em concha.

Enquanto o bombeiro realiza as manobras, os pais acompanham aflitos, ao lado. Com as manobras corretas, em cerca de 45 segundos, o bebê retoma a respiração normalmente.

"Possuir uma equipe qualificada é o maior patrimônio que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pode ter. Seguimos sempre em prontidão em todos os momentos para atender de forma rápida e eficiente toda a comunidade", afirmou o comandante da corporação em Piratuba, Nilton Gruber.

Engasgamentos

Somente em 2024, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atendeu 104 casos envolvendo engasgamento de crianças menores de um ano de idade.

Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro o é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Siga as instruções:

  • ▪ Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
  • ▪ Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
  • ▪ Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
  • ▪ Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
  • ▪ Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
  • ▪  O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.

COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.