Um bebê de apenas quatro meses foi salvo pela equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba, no Oeste de Santa Catarina, após engasgar com secreção na noite desta sexta-feira, dia 23. O resgate durou cerca de um minuto. 363m5h
Imagens registradas por uma câmera de videomonitoramento mostram um veículo chegando buzinando em frente à corporação, por volta das 21h50 (assista aqui). Uma mulher desce com o bebê engasgado. Imediatamente, o bombeiro comunitário Gustavo Andrey inicia as manobras de desengasgo. Ele vira o bebê de barriga para baixo, deixando a cabeça mais baixa que o tronco, e inicia a tapotagem, que consiste em bater de forma ritmada nas costas da vítima, com a mão em concha.
Enquanto o bombeiro realiza as manobras, os pais acompanham aflitos, ao lado. Com as manobras corretas, em cerca de 45 segundos, o bebê retoma a respiração normalmente.
"Possuir uma equipe qualificada é o maior patrimônio que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pode ter. Seguimos sempre em prontidão em todos os momentos para atender de forma rápida e eficiente toda a comunidade", afirmou o comandante da corporação em Piratuba, Nilton Gruber.
Engasgamentos
Somente em 2024, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atendeu 104 casos envolvendo engasgamento de crianças menores de um ano de idade.
Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro o é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Siga as instruções:
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo