O 10° Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, deve receber mais de mil pessoas entre os dias 24 e 27 de setembro, em Florianópolis, no Litoral catarinense. O tema central deste ano será “Qualidade do leite: um olhar para o futuro, inovação e sustentabilidade”, discutido em minicursos e palestras. 606h5z
Durante os quatro dias, especialistas, pesquisadores, profissionais do setor e representantes de empresas ligadas à produção de lácteos devem se reunir no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. O evento é uma realização do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), com organização da Epagri e da Udesc.
De acordo com o presidente do congresso, Vagner Miranda Portes, que é pesquisador da Epagri e gerente do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar em Chapecó, o tema é de extrema relevância para a saúde pública, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva.
“Neste congresso, que é o evento científico mais relevante no Brasil na área, vamos discutir e explorar os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e estratégias que irão moldar o futuro da produção de leite no país”, afirma o pesquisador.
Programação
Palestrantes de importantes instituições mundiais vêm ao estado debater a qualidade do leite. No dia 24 de setembro o evento haverá dois minicursos: um sobre a contagem de células somáticas e outro sobre o dimensionamento dos equipamentos de ordenha.
A programação dos demais dias conta com palestras sobre desafios da elevada CCS, alterações físico-químicas do leite, baixo carbono na prática, inovação e gestão aplicada à qualidade do leite, qualidade de leite brasileiro, certificações em lácteos e biosseguridade. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
Leite em Santa Catarina
O leite é um dos principais produtos da agropecuária de Santa Catarina. Conforme dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a produção ocupa o terceiro lugar na formação do Valor da Produção Agropecuária (VPA) catarinense.
Em 2023, conforme dados disponíveis no Observatório Agro Catarinense, o leite gerou cerca de R$ 7,9 bilhões em receitas. A maior parte desse valor foi gerada pelos 22,3 mil produtores comerciais de leite, que estão distribuídos por 255 (86%) dos 295 municípios catarinenses e entregam leite diariamente para 136 unidades industriais inspecionadas.
De acordo com a Epagri/Cepa, nos últimos anos a produção catarinense de leite cresceu de maneira mais significativa do que a da maioria dos estados.
Os números apontam que o crescimento da produção estadual decorre do aumento da produtividade do rebanho leiteiro, já que, de 2013 a 2022, o número de vacas ordenhadas diminuiu, enquanto a produção aumentou.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC