O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, dia 3, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. 371v1s
A informação foi divulgada por Fátima Sampaio, esposa do apresentador, para a apresentadora Patrícia Poeta, que fez o anúncio no programa “Encontro”, na TV Globo. Cid morreu por volta das 8 horas, de insuficiência renal crônica.
O jornalista enfrentava dificuldade de funcionamento dos rins desde 2022 e, por esse motivo, recorria a sessões de diálise. O tratamento, que começou no hospital, ou a ser realizado em casa com a ajuda da mulher do jornalista. Ele também estava tratando de uma pneumonia nas últimas semanas.
► VÍDEO: Relembre trecho bíblico lido por Cid Moreira em velório da tragédia da Chapecoense
e acordo com o "Memória Globo", Cid Moreira nasceu em Taubaté, São Paulo, em 27 de setembro de 1927. Ele ocupou a bancada do 'Jornal Nacional' por 26 anos, desde o dia da estreia do telejornal, em setembro de 1969.
O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944. A estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental.
Em 1969, Cid Moreira voltou à Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”. No mesmo ano, foi escalado para a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o primeiro telejornal transmitido em rede no Brasil. A estreia ocorreu em setembro de 1969 e Cid seguiu até 1996, quando houve uma reformulação do programa.
Cid também participou do “Fantástico” desde sua estreia, em 1973, revezando com outros apresentadores. Em 1999, narrou o famoso quadro de Mr. M. A partir da década de 1990, começou a se dedicar à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, realizou o objetivo de gravar a Bíblia na íntegra, projeto que se tornou um grande sucesso de vendas.
A mulher de Cid Moreira lamentou a morte em entrevista ao programa "Encontro". "Nós temos quase 25 anos juntos, é uma história e tanto. Mas a gente sempre quer mais um pouquinho. Olhar ele lá quietinho, é difícil, estranho. Aquele sorriso lindo, particular dele. Ele tem um humor muito particular, um jeito muito maroto", disse Fátima Sampaio.
Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia informações sobre velório e enterro.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo