O Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltou a operar na última sexta-feira, dia 18, depois de ar mais de 160 dias fechado por conta das enchentes que atingiram o estado gaúcho em maio deste ano. 4n1g
Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, e de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, chegaram juntos no primeiro voo a aterrissar no aeroporto para a cerimônia oficial de abertura e a estreia da nova pista.
“Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado”, disse Paulo Pimenta.
Foram disponibilizados cerca de R$ 426 milhões do Governo Federal para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, fizesse os investimentos necessários na recuperação do local e com a agilidade exigida para que ele voltasse a operar, com segurança, no menor tempo possível.
Retomada
A previsão é de que haja, nesta segunda-feira, dia 21, cerca de 71 voos, entre pousos e decolagens, com uma movimentação de 9 mil ageiros.
O Salgado Filho reabre com cerca de 80% da capacidade operacional. A retomada dos voos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança. Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista, o que torna o terminal apto a receber voos do mercado nacional.
A fase seguinte ocorrerá após a conclusão do reparo de 1.400 metros da pista de pouso e decolagem, prevista para o mês de dezembro. Até lá, o terminal funcionará entre 8 e 22 horas.
Os primeiros voos chegarão dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Brasília. Até o final do mês, estão previstos ainda voos para Belo Horizonte e Curitiba.
Turismo gaúcho
Algumas cidades do Rio Grande do Sul estão entre as mais procuradas pelos turistas para celebrar o fim de ano, já que a região é conhecida pelas festas e decorações natalinas. Com a reabertura do aeroporto, a expectativa é de que a procura por voos e a ocupação de hotéis nas cidades gaúchas dobrem.
A previsão é que o setor de turismo e a operar em capacidade máxima até o final do primeiro trimestre de 2025.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC