O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está representado pela equipe de Resgate Veicular e Trauma Condá Rescue Team, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó, no desafio mundial de resgate veicular, World Rescue Challenge (WRC). A competição anual reúne equipes de bombeiros de diversos países. São 72 equipes inscritas de 20 nacionalidades reunidas na Ilha dos Açores, em Portugal. 2d6853
As atividades começaram na terça-feira, dia 5, e segue até este sábado, dia 9. O principal objetivo da competição é estimular o constante aprimoramento de técnicas de resgate veicular e socorro de vítimas de traumas em acidentes de trânsito, que geralmente ficam presas nas ferragens. As provas simuladas consistem em desenvolver agilidade e técnicas de desencarceramento, estabilização e primeiros socorros.
Em 2023, o CBMSC venceu o 6º Desafio Nacional de Resgate Veicular, realizado em Gramado (RS). O evento ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) e teve a participação de 13 equipes de bombeiros militares e voluntários do Brasil. Com o resultado, o CBMSC garantiu vaga para o mundial deste ano.
A competição tem transmissão ao vivo pela internet (assista aqui). São mais de 600 bombeiros militares competindo.
A Condá Rescue Team conquistou duas competições nacionais (2022 e 2023), um vice-campeonato nacional (2019) e duas competições estaduais (2019 e 2021). Também participou do WRC Luxemburgo 2022 e WRC 2023, realizado nas Ilhas Canárias, na Espanha.
Desde que o CBMSC ingressou na plataforma competitiva formativa da World Rescue Organisation (WRO), em 2016, todos os anos as equipes da corporação têm participado dos desafios mundiais. Nas participações anteriores, o CBMSC foi representado pelo 11º BBM, de Joaçaba, nos eventos WRC 2017 (Romênia), WRC 2018 (África do Sul) e WRC 2019 (França).
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC