O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, oferece o atendimento de uma professora para as crianças e adolescentes internados na unidade. w61y
Lucivane de Menezes Foralosso, pedagoga contratada pelo Governo do Estado, atua no hospital há sete anos. Dentre as atividades da profissional, estão atividades educativas e lúdicas que ajudam a tornar a internação hospitalar mais leve, especialmente para as crianças.
A professora conta com uma sala equipada no mesmo andar da pediatria. O espaço conta com computadores, livros, materiais didáticos e decoração lúdica. Quando possível, os pacientes são levados até a sala para participar das atividades, que são adaptadas conforme a capacidade e necessidades de cada um.
Para os pacientes que não podem sair do leito, Lucivane leva as atividades diretamente aos quartos, com livros, desenhos, canetinhas e lápis coloridos. Além disso, contribui com atividades escolares do paciente, sempre que solicitada ajuda da família.
Conforme a professora, as ações no ambiente hospitalar, além de garantirem a continuidade educativa, também ajudam a amenizar a monotonia da internação, promovendo um ambiente mais acolhedor e propício à recuperação.
“As ações não somente ocupam o tempo, mas principalmente contribuem com o tratamento. Quando as crianças e adolescentes estão envolvidos em uma atividade, ficam mais relaxados, o que facilita a istração de medicações e o acompanhamento médico,” relata. “É uma alegria imensa ver esses pacientes, muitos deles com fraturas ou outras condições que os deixam impossibilitados de se locomover, sorrindo, conversando e, eventualmente, recebendo alta para ir para casa,” explica a professora.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC