Escritora do Oeste lança livro inspirado em mulheres do campo g1vg

“Crônica de uma vida doada” é uma obra escrita por Débora Camila Pancotte, de Belmonte. x3m6l

Por Kiane Berté 6q1x24

09/11/2024 07h38 - Atualizado em 09/11/2024 07h39 2d93s



A escritora Débora Camila Pancotte, moradora de Belmonte, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, vai lançar o primeiro livro, com história inspirada em mulheres do campo, neste sábado, dia 9. Crônica de uma Vida Doada será apresentado oficialmente ao público na praça central do município, às 13 horas. 4v5d6

O evento marca a concretização de um projeto literário que se originou de meses de dedicação, pesquisa e escrita, e que só foi possível graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo. Na obra, Débora apresenta a trajetória fictícia de uma mulher onde as experiências são inspiradas por diversas histórias reais de mulheres do campo.

Para Débora, o lançamento deste livro é mais do que uma conquista pessoal, é uma oportunidade de homenagear as mulheres que marcaram sua vida e a inspiraram ao longo do tempo.

Entre essas mulheres estão as figuras da família: as avós Iracema Volpato Pancotte e Verônica Wronski Peloso, a mãe, Rosilei Peloso Pancotte, e a madrinha, Sandra Regina Peloso.

Livro escrito por moradora do Oeste foi inspirado em mulheres do campo (Fotos: Arquivo pessoal)

“Cresci estando cercada dessas mulheres batalhadoras, guerreiras, determinadas e cheias de garra. Essas são algumas das maiores inspirações da minha vida e, em tudo que eu fizer, haverá um pouco de cada uma delas”, comenta Débora, ressaltando que, além de suas referências pessoais, também se aprofundou em documentários, livros e relatos para compor o contexto da protagonista, Maria.

A autora explica que a escrita sempre esteve presente em sua vida, mas se intensificou nos últimos dois anos. A ideia para este livro começou a tomar forma em março de 2024, e a etapa da escrita foi concluída em junho do mesmo ano.

Ela lembra uma citação da atriz Fernanda Montenegro, que aconselha qualquer pessoa com o desejo de ser artista a tentar desistir e retornar apenas se não conseguir se afastar desse desejo.

“Eu vivi isso na pele, senti de formas viscerais o que é adoecer por tentar fugir de quem eu sou. [...] Esse livro sou eu assumindo meu lugar no mundo, reconhecendo que nasci pra fazer arte, pra ir pelo caminho mais desafiador e tempestuoso. Simplesmente porque qualquer outro não me preenche”, diz.



A obra estará à venda no evento de lançamento, além de estar disponível no site da Editora Cinco Gatas e na Amazon, permitindo que leitores de diferentes regiões possam ter o à história que representa, nas palavras da autora, a força e a resiliência femininas.

Sinopse do livro:

"Em Crônica de uma vida doada, acompanhamos uma história envolvente, que suscita empatia e fortes emoções.
Traz um contexto histórico potente, compreendendo a vida de uma mulher guerreira. Uma história de dor, de doação e de superação, de perder-se e reencontrar-se, reconhecer-se!

Evidenciar todas as formas de violência sofridas por Maria é abrir os olhos para muitas realidades, vividas por inúmeras mulheres. E um livro de ficção, que carrega um conteúdo altamente realista.

Que a força das mulheres seja lembrada e que por cada uma seja feita justiça!
Mesmo que isso pareça utópico, a luta precisa viver!"


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.