Dois homens ilhados em cima do teto de um veículo foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado, dia 16, no município de Garuva, no Norte de Santa Catarina, no rio São João. O resgate ocorreu com o auxílio de um helicóptero (veja o vídeo logo abaixo). 6e541a
Segundo os socorristas, os homens ficaram presos no local após o veículo ser surpreendido por uma cabeça d’água enquanto atravessava uma ponte na divisa entre Guaratuba (PR) e Garuva (SC).
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), 7° Batalhão de Bombeiros Militar e o Samu Aeromédico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram acionadas por volta das 13h30.
Estratégia e desafios da operação
Diante das condições meteorológicas adversas, a equipe do Arcanjo-03 enfrentou desvios no trajeto até o local. A abordagem das vítimas foi cuidadosamente planejada. A aeronave utilizou um puçá — equipamento acoplado ao gancho de carga — para efetuar o resgate.
Após pousar em um ponto de apoio, a equipe médica desembarcou com os equipamentos e a aeronave foi preparada para o resgate, posicionando um resgatista no cesto. A manobra foi executada cerca de 50 metros abaixo do ponto onde as vítimas estavam, com deslocamento controlado para evitar que o vento dos rotores agravasse a situação, derrubando os homens na água.
Como medida de contingência, foi preparada uma corda com boias para ser lançada a partir da aeronave, caso ocorresse queda, enquanto equipes do 7º Batalhão de Bombeiros se posicionaram ao longo do rio para atuar numa eventual necessidade de apoio.
Resgate bem-sucedido
Com precisão e sem intercorrências, o resgatista conseguiu inserir as vítimas no cesto. Os homens foram içados até uma área de apoio, onde a equipe médica do Arcanjo-03 realizou uma avaliação completa, constatando que ambos estavam ilesos.
Após o atendimento, os dois foram liberados com orientações de cuidados em caso de surgimento de sintomas posteriores.
“A operação exemplifica a integração e o preparo técnico das equipes do CBMSC e do SAMU Aeromédico, destacando a importância da atuação coordenada em cenários de alta complexidade”, destacou a equipe em uma nota sobre o caso.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste