O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou uma cerimônia de aposentadoria para dois cães de busca e resgate, nesta segunda-feira, dia 25, em Blumenau, no Vale do Itajaí. 5o1a2q
Bravo e Chewbacca – pai e filho – que realizaram diversas missões de busca ao longo de suas carreiras, receberam homenagens e Medalha de Mérito Cinotécnico.
"Ambos têm uma considerável história dentro da cinotecnia do CBMSC, estão há muito tempo atuando. Então, respeitosamente, a Coordenadoria homenageia os cães Chewbacca e Bravo, que agora am para a aposentadoria, e também reconhece e enaltece o trabalho do major Michels e do sargento Romão ao longo de todo esse tempo, com muita dedicação," destacou o major Alan Delei Cielusinski, presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate de Salvamento com Cães do CBMSC.
Trabalho de pai e filho
Chewbacca, com 8 anos, atuava desde 2017 e participou de operações de grande repercussão, como o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, e os deslizamentos em Petrópolis, ocorrido em 2022, e Pernambuco, em 2023. Ele também esteve presente em diversas buscas por desaparecidos em Santa Catarina.
Bravo, de 10 anos, alcançou uma certificação internacional aos 18 meses, sendo o mais jovem a atingir esse marco no Brasil, em maio de 2016. A carreira incluiu missões também em Brumadinho, Presidente Getúlio, em 2020, Petrópolis e Recife, em 2022, além do Vale do Taquari, em 2023 e 2024.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó