Cães do Corpo de Bombeiros Militar se aposentam e recebem medalha de mérito 401n3q

Pai e filho realizaram diversas missões de busca ao longo das carreiras. 5q4f22

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

26/11/2024 20h34 5a402x



Cães foram aposentados dos serviços da corporação (Fotos: CBMSC)

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou uma cerimônia de aposentadoria para dois cães de busca e resgate, nesta segunda-feira, dia 25, em Blumenau, no Vale do Itajaí. 5o1a2q

Bravo e Chewbacca – pai e filho – que realizaram diversas missões de busca ao longo de suas carreiras, receberam homenagens e Medalha de Mérito Cinotécnico.

"Ambos têm uma considerável história dentro da cinotecnia do CBMSC, estão há muito tempo atuando. Então, respeitosamente, a Coordenadoria homenageia os cães Chewbacca e Bravo, que agora am para a aposentadoria, e também reconhece e enaltece o trabalho do major Michels e do sargento Romão ao longo de todo esse tempo, com muita dedicação," destacou o major Alan Delei Cielusinski, presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate de Salvamento com Cães do CBMSC.

Bravo e Chewbacca são pai e filho, e trabalharam como binômios (Fotos: CBMSC)

Trabalho de pai e filho

Chewbacca, com 8 anos, atuava desde 2017 e participou de operações de grande repercussão, como o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, e os deslizamentos em Petrópolis, ocorrido em 2022, e Pernambuco, em 2023. Ele também esteve presente em diversas buscas por desaparecidos em Santa Catarina.

Bravo, de 10 anos, alcançou uma certificação internacional aos 18 meses, sendo o mais jovem a atingir esse marco no Brasil, em maio de 2016. A carreira incluiu missões também em Brumadinho, Presidente Getúlio, em 2020, Petrópolis e Recife, em 2022, além do Vale do Taquari, em 2023 e 2024.






COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.